Cinco pessoas, incluindo uma criança, ficaram feridas quando foram atropeladas por um carro elétrico Zeekr X desgovernado num salão automóvel na China, no mês passado.
O incidente ocorreu na Exposição Internacional de Veículos de Novas Energias de Nanjing 2024, onde o crossover Extreme Krypton X, construído pela Zeekr, estava em exposição juntamente com outros veículos elétricos. Os meios de comunicação social chineses referem que o veículo começou subitamente a avançar, colidindo com vários visitantes da exposição, tendo dois deles necessitado de cuidados médicos.
As imagens de vídeo captadas no local e transmitidas pelas estações noticiosas chinesas mostram um X cinzento-escuro com o nariz encostado à lateral de um sedan branco, aparentemente já tendo entrado em contacto com pelo menos dois outros carros antes de efetuar a manobra.
A Zeekr emitiu uma declaração na plataforma chinesa de meios de comunicação social Weibo no dia da colisão, declarando que o acidente não foi o resultado de uma falha do carro desgovernado, mas sim de uma má gestão dos carros expostos na feira. Diz que osa veículos eléctricos não estavam no modo de “exposição”, mas sim estacionados no modo de conforto normal.
Embora as chaves não estivessem no carro, aparentemente estavam suficientemente perto para que alguém conseguisse “ligá-lo” e iniciar a condução. Não há qualquer sugestão de que o carro tenha avançado sozinho. Desde o incidente, a Zeekr tem instigado uma revisão e inspeção a nível nacional de outros veículos em exposição para garantir que nada de semelhante volta a acontecer.