Chama-se Yangwang U7 e, para além de ter 1300 CV e um coeficiente aerodinâmico de apenas 0,195, destaca-se por ser o primeiro automóvel eletrificado capaz de carregar a bateria através do movimento gerado pela suspensão durante a condução.
De facto, trata-se de um carro híbrido plug-in que se destaca por ser capaz de carregar as suas baterias através do movimento gerado pelos amortecedores. A Yangwang é a marca de luxo da BYD. Especificamente, o U7 é um sedan que se posiciona como o topo de gama de alta qualidade desta marca.
Mede 5.265 mm de comprimento, 1.998 de largura e 1.517 de altura, com uma distância entre eixos de 3.160 milímetros, posicionando-o como um rival teórico de carros como o Audi A7 ou o Porsche Panamera.
Baseia-se na plataforma e4, que, graças ao controlo independente da vetorização do binário nas quatro rodas, não só promete uma grande estabilidade e segurança, como também permite ao U7 realizar manobras tão apelativas como virar (roda 360º sobre si próprio) e manobras de estacionamento em modo de lagarta, sem necessidade de fazer manobras.
Até ao momento, não foram divulgados muitos dados técnicos. Tudo o que se sabe é que tem um motor elétrico em cada roda e que a potência combinada é de 1.300 CV. Mas não foi revelado com que tipo de motor de combustão está equipado.
De acordo com dados oficiais, acelera dos 0 aos 100 km/h em 2,9 segundos e a velocidade máxima é de 270 km/h. Números que o colocam ao nível dos verdadeiros supercarros. A chave é a suspensão Disus-Z, que substitui os tradicionais amortecedores hidráulicos por motores elétricos em cada roda, que têm uma velocidade de resposta de apenas 10 milissegundos. É semelhante à revolucionária suspensão Active Ride que a Porsche estreou recentemente no seu Panamera.
Neste caso, porém, vão mais longe e garantem que o movimento gerado pelos amortecedores ao filtrarem as imperfeições do terreno é também responsável pela carga das baterias, para além da habitual regeneração durante a desaceleração e a travagem.
Claro que a ideia parece brilhante e não seria de estranhar que fosse alargada a outros fabricantes, pelo menos no segmento de luxo
Outro ponto forte do Yangwang U7 é o facto de ser o primeiro veículo produzido em série no mundo a ter um coeficiente aerodinâmico inferior a 0,2. Especificamente, certificou um Cx de apenas 0,195, tornando-o altamente eficiente em termos energéticos.
E não é de menosprezar quando se trata de tecnologia, uma vez que está equipado com o sistema de condução autónoma Yi Sifang, que possui três sistemas lidar, cinco radares e 13 câmaras.