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Xpeng G6 é o novo rival do Tesla Model Y

Um novo concorrente do Tesla Model Y está a caminho. Da China chega o Xpeng G6, o SUV elétrico que revela a filosofia minimalista e as proporções do modelo de Elon Musk.

Disponível com um motor de até 476 cv, o Xpeng G6 chegará à Europa, começando por Itália. Com 4,75 metros de comprimento, 1,92 metros de largura e 1,65 metros de altura, faz lembrar o Model Y nas suas formas e dimensões suaves. De facto, mesmo no SUV chinês, o design é caracterizado por linhas simples, com uma área frontal limpa, dominada pela inserção em preto brilhante que aloja os faróis LED muito finos e o logótipo Xpeng no centro.

Nas laterais dos para-choques encontram-se os grupos de luzes principais e as entradas de ar, enquanto a traseira é bastante dinâmica, com um spoiler, faróis posicionados horizontalmente e o nome do fabricante claramente marcado na porta da bagageira. De lado, nota-se a silhueta musculada, com uma linha de cintura alta que se conjuga bem com o perfil dos faróis e das cavas das rodas dianteiras.

Minimalismo é também a palavra de ordem para o interior do G6. O painel de instrumentos carateriza-se por formas geométricas simples mas marcantes. Não existem comandos físicos, uma vez que todas as funções de condução estão integradas no ecrã de infoentretenimento de 14,96 polegadas, baseado na última versão do sistema operativo Xmart OS da Xpeng.

À frente do condutor encontra-se um monitor de 10,2 polegadas com informações de condução. O interior está bem acabado, com pele e tecido que lhe conferem um toque premium.

A bagageira é espaçosa, com uma capacidade mínima de 571 litros, que pode ser aumentada para 1.374 litros rebatendo os encostos dos bancos traseiros.
O G6 baseia-se na plataforma SEPA 2.0 com arquitetura de 800 volts, a mesma utilizada no G9 de maiores dimensões. Isto permite uma recarga ultra-rápida até 280 kW (215 kW no modelo de base), podendo a bateria passar de 10% a 80% em menos de 20 minutos.

Estão disponíveis dois packs de baterias: um LFP de 66 kWh com uma autonomia de 435 km de acordo com o ciclo WLTP e um NCM (óxido de cobalto-níquel-manganês) de 87,5 kWh com uma autonomia de 570 km.

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