fbpx




A XPeng chega a Portugal pelas “mãos” da Salvador Caetano e com três modelos que impressionam pela sofisticação, tecnologia, design e caraterísticas.

No evento de apresentação da marca em Portugal, foi muito evidenciado a componente tecnológica da XPeng que, segundo informações da empresa, tem 40% dos colaboradores a trabalhar em pesquisa e desenvolvimento, sobretudo na área do software, conectividade e sistemas de apoio à condução. Aliás, na China, a XPeng foi a primeira marca com condução autónoma, não só em vias rápidas, como, também, em circulação urbana.
Assim, os modelos da marca a serem vendidos no nosso páis são, o G6, o G9 e o P7.

O primeiro é um SUV Coupé que deverá ser o mais popular entre nós. Deverá custar a partir de 46 990 euros que se refere à versão RWD Standard, com bateria LFP com 66 kWh (autonomia WLTP de 435 km), motor com 258 CV e 330 Nm de binário (0-100 km/h em 6,6 segundos) e uma potência máxima de carregamento de 215 kW

Este G6 será também vendido em duas outras versões, Long Range e AWD Performance, ambas com bateria de 87,5 kWh de capacidade (química NCM) e potência de carregamento até 280 kW. A grande diferença entre estas duas versões é a motorização: 286 CV e 440 Nm no Long Range e 476 CV e 660 Nm no AWD Performance, que também tem tração integral e acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 4 segundos.

Segue-se o G), o mais SUV da marca chinesa que chega aos 4,891 metros de comprimento já impressionam, mas o espaço a bordo até parece de um carro ainda maior. Muito graças à plataforma criada de raiz para 100% elétricos. Os cerca de três metros de distância entre eixos permitem criar uma grande habitabilidade e uma bagageira generosa (660 litros, expansíveis a 1576 litros com bancos rebatidos).
Também este modelo está disponível nas versões SR, LR e AWD Performance. A versão SR usa uma bateria LFP de 78,2 kWh (autonomia WLTP de 460 km) e as versões LR e AWD usam uma bateria NCM de 98 kWh (WLTP de 570 km).

Quanto às motorizações, as versões SR e LR têm um motor traseiro de 313 CV e 430 Nm, com aceleração dos 0 aos 100 km/h em 6,4 segundos, e a versão AWD Performance adiciona um motor frontal, totalizando 551 CV e 717 Nm (0-100 km/h em 3,9 segundos). O preço começa nos €62.790, uma vez mais um valor muito competitivo considerando o segmento e as características anunciadas.

O último destes três modelos é o P7, um sedan desportivo que se apresenta como um três em um: sedan familiar, executivo e desportivo. Está disponível em três versões: Long Range (tração traseira), AWD Performance (dois motores, trações integral) e Wing Edition. Esta última versão é semelhante à Performance, mas com portas frontais com abertura estilo tesoura.

Todas as versões do P7 usam a mesma bateria de 86,2 kWh (química NMC), com autonomia (WLTP, ciclo misto) de 650 Km para a versão Long Range, que baixa para 570 km as versões Performance e Wing Edition. A versão LR tem um motor de 276 CV, enquanto que as outras duas versões têm dois motores, com potência combinada de 473 CV.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade