A BMW conseguiu manter sua coroa de luxo de vendas globais em 2024, embora as remessas tenham diminuído 2,3 por cento para 2.200.217 veículos.
Os rivais caíram ainda mais, já que a Mercedes caiu 3 por cento para 1.983.403 carros, enquanto a Audi caiu 11,8 por cento para 1.671.218 unidades. Embora a BMW tenha continuado a ser a líder, todos os modelos, exceto dois, sofreram quedas de um ano para o outro. Ironicamente, um deles é o XM.
O recém-publicado documento do Relatório Anual da BMW para 2024 mostra que o SUV híbrido plug-in aumentou 15,8 por cento passando para 7.813 unidades. Apesar do salto na popularidade, o modelo M ainda estava no final do ranking. Até o Z4 se saiu melhor, terminando o ano com 10.482 roadsters, ou 4,3 por cento menos do que em 2023.
Modelo 2024 Variação Vs 2023
Série 1 / Série 2 198.226 -12,2%
Série 3 / Série 4 519.228 -7%
Série 5 / Série 6 250 674 -8,5%
Série 7 / Série 8 56 542 -5,4%
Z4 10,482 -4.3%
X1 / X2 413.386 +30%
X3 / X4 370.198 -8,7%
X5 / X6 275.318 -1,9%
X7 59,949 -1.9%
iX 38.365 -24,8%
XM 7.813 +15,8%
Poder-se-ia argumentar que não é justo comparar os dois, dada a enorme diferença de preço entre o XM e o Z4. No entanto, quando é que foi a última vez que um descapotável superou as vendas de um SUV? Também vale a pena referir que o salto nas vendas do XM não é uma surpresa total. O XM chegou ao mercado na primavera de 2023, o que fez de 2024 o primeiro ano completo de disponibilidade.
Das 7.813 unidades vendidas no ano passado, 1.974 foram para clientes dos Estados Unidos. Na América do Norte, a BMW não vende o XM 50e, mais barato, de seis cilindros. Quando o XM foi lançado, a BMW previu que os EUA seriam responsáveis por 26% da procura global. A marca sediada em Munique acertou em cheio, uma vez que os americanos compraram 25,27% de todos os XMs entregues no ano passado.
A BMW pensou que tinha feito uma aposta segura ao lançar outro SUV. O XM foi lançado à custa de um sucessor espiritual do M1. Um novo carro desportivo de motor central com um motor de seis cilindros em linha estava 95% concluído antes da marca ter acabado por desligar-se Vision M Next e optar pelo XM.