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A corrida aos veículos elétricos está a aquecer e a Xiaomi não perde tempo a afirmar a sua posição com o novo SUV YU7, o seu segundo modelo de produção depois do sedan SU7.

Visando um lançamento no mercado em meados de 2025, este SUV dotado de muita tecnologia empresta muito da linguagem de design de seu irmão sedan, que se estreou no final de 2023. As semelhanças entre o YU7 e o SU7 são difíceis de perder, especialmente no que respeita às dimensões. No entanto, o YU7 abraça a sua identidade SUV com uma postura ligeiramente mais alta e musculada que o separa do seu homólogo sedan.

Em termos de tamanho, o EV chinês mede 4.999 mm de comprimento, 1.996 mm de largura e 1.600 mm de altura, com uma distância entre eixos de 3.000 mm. Estas dimensões alinham-se de perto com o sedan SU7, exceto pela vantagem de 145 mm de altura do SUV, o que lhe confere uma presença mais imponente.

A Xiaomi ainda não revelou o interior do YU7, mas não ficaríamos surpreendidos se o SUV usasse o ecrã tátil de infoentretenimento de 16,1 polegadas do sedan, complementado por ecrãs para os passageiros traseiros e uma estética minimalista e tecnológica. Tal como o sedan, o sensor LiDAR montado no tejadilho assinala a inclusão de capacidades avançadas de condução autónoma, algo que a Xiaomi está ansiosa por comercializar como pedra angular da sua gama de veículos elétricos.

De acordo com dados que foram obtidos junto do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT), o YU7 será movido por uma configuração de motor duplo. O motor dianteiro debita 299 CV (220 kW), enquanto o traseiro gera 392 CV (288 kW), para uma potência combinada de 691 cv (508 kW). Isto coloca-o à frente do SU7 Max, que atinge um máximo de 673 CV (495 kW).

O YU7 contará com uma bateria de origem CATL, embora a Xiaomi ainda não tenha divulgado as especificações exatas. Para contextualizar, o sedan SU7 oferece capacidades de bateria de 73,6 kWh, 94,3 kWh e 101 kWh, com um alcance CLTC máximo de 800 km. Dada a sua estrutura maior e mais pesada, o YU7 provavelmente ficará um pouco aquém desse valor, mas não muito.

A produção terá lugar nas instalações da Xiaomi em Pequim, onde o SU7 atingiu recentemente o marco de 100.000 unidades. Com um lançamento previsto para meados de 2025, o YU7 juntar-se-á a um mercado de SUV cada vez mais concorrido.

Ricardo Carvalho

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