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Plataformas de carregamento sem fios domésticas ou em locais públicos, a exemplo do que acontece com os smartphones, podem eliminar um dos grandes inconvenientes dos elétricos.

Ao eliminar a necessidade de cabos e bases fixas, a tecnologia de carregamento por indução parece ser uma solução muito interessante para impulsionar a polarização de veículos elétricos. Diversos construtores estão a trabalhar afincadamente nesta tecnologia, nomeadamente a Mercedes e a BMW – há cinco anos que o construtor de Munique vende em alguns mercados o sistema Wireless Charging, por exemplo, no Série 5 (530e iPerformance PHEV), por 3200 € –, mas a sua adoção, ainda que lhe sejam reconhecidas muitas vantagens (desde logo a eliminação dos cabos), tem sido lenta e diminuta. 

Especialistas na matéria indicam que os carregamentos por indução, bastante mais lentos que os carregadores rápidos de CC (esqueça os 15 a 30 minutos para carregar de forma significativa a bateria…), vão ser aplicados primeiro em parques de estacionamento e só depois nas estradas, onde o investimento nas infraestruturas é muito maior. Outro entrave decisivo tem sido o pouco compromisso e confiança que os fabricantes têm demonstrado para com este sistema de carga.

Num cenário mais futurista é viável pensar em estradas que recarregam veículos em movimento, até porque estão a ser realizados testes um pouco por todo o mundo, com especial incidência nos Estados Unidos, Suécia e Noruega. Numa dessas experiências, provou-se que um Toyota RAV4 PHEV poderia circular durante mais de 100 horas sem esgotar a sua pequena bateria de 18 kWh – o teste foi realizado numa pista circular equipada com uma plataforma indutiva.

Paralelamente, a empresa Hevo, de Brooklyn, nos EUA, está a trabalhar com uma solução de 300 kW de carga por indução, o que abre boas perspetivas sobre a diminuição do tempo de recarregamento. E, claro, não podemos esquecer a Tesla, habitualmente pioneira em tecnologias disruptivas. O fabricante norte-americano adquiriu recentemente a empresa alemã Wiferion, especialista em tecnologia sem fios, com o objetivo de explorar internamente os sistemas de recarga wireless. Poderão surgir novidades em breve…

Leia também: Dossier – Os elétricos com maior autonomia

 

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