Revistacarros

VW está a preparar novo motor híbrido para o Golf desafiar a hegemonia do Corolla

O Grupo Volkswagen está a preparar uma “bomba” que poderá abalar todo o mercado automóvel. Depois de anos a ignorar os motores híbridos auto-alimentados (as marcas alemãs optaram mais pelos híbridos plug-in), o conglomerado alemão está a desenvolver este tipo de propulsão para começar a retirar o Diesel da sua gama.

O primeiro modelo a ser equipado com este novo sistema de propulsão será o Golf, o que lhe permitiria competir com o Corolla. Mas, a partir daqui, poderíamos pensar na sua rápida expansão a todos os modelos do Grupo Volkswagen que têm a mesma plataforma que o carro compacto.

Foi em março de 2023 que se confirmou que estava a ser desenvolvido um motor híbrido HEV, mas nessa altura apenas se dizia que estaria disponível para “modelos pequenos”. Agora sabemos que o pioneiro, como em muitas outras ocasiões, será o Golf, que terá como alvo não só o Corolla, mas também o Honda Civic e os concorrentes diesel, como o Peugeot 308.


Com a chegada deste motor híbrido, a vida do Golf deverá ser prolongada. Recorde-se que neste momento está na sua oitava prestação, que foi lançada em 2019 e foi atualizada este ano. Isto abriria caminho, alguns anos mais tarde do que o inicialmente previsto, para um Golf 9 que já deverá ser totalmente elétrico sob a futura plataforma SSP do grupo.

A plataforma SSP, que foi originalmente anunciada para 2026 e deverá substituir as conhecidas plataformas MQB e MEB, já foi adiada várias vezes. De acordo com meios de comunicação social como o Handelsblatt, as datas agora consideradas vão até 2029, devido à baixa procura de automóveis eléctricos e para tornar as actuais MEB e PPE mais rentáveis.

Recorde-se ainda que esta não é a primeira tentativa do consórcio alemão de lançar mecânicas híbridas HEV. Na década de 2010 estiveram à venda em modelos como o Volkswagen Jetta ou Touareg, bem como os Audi A6, A8 e Q5, mas, como vimos, acabaram por ser retirados do portefólio. No entanto, é de salientar que, para esta segunda tentativa, o mercado mudou bastante.

 

Exit mobile version