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O Volvo XC90, primeiro automóvel SUV da Volvo Cars, comemora este ano 20 anos de existência. Apresentado no ano de 2002, este modelo tem sido um verdadeiro sucesso de vendas para a marca sueca, tendo o conjunto das suas duas gerações já ultrapassado as 1.300.000 unidades comercializadas.

 A primeira geração cativou clientes entre 2002 e 2014. Assim, em 2002, a Volvo Cars apresentou ao mundo a 1ª geração do XC90, nos Estados Unidos, no Salão Automóvel de Detroit. Muito aguardado pelos clientes, com uma capacidade única para transportar comodamente 7 pessoas, o novo Volvo XC90 registou uma procura invulgar, com 15.000 encomendas logo antes do início da comercialização.

O XC90 apresentava algumas inovações mundiais em matéria de segurança automóvel, com destaque para RSC (Roll Stability Control), um sistema que ao utilizar um sensor giroscópio detetava e combatia o risco de capotamento, e para o ROPS (Roll Over Protection System) capaz de otimizar e proteger todos os que se encontram no automóvel em caso de capotamento.

Com mais de 100 distinções internacionais, incluindo “SUV do Ano” logo em 2003, este automóvel foi considerado o produto de exportação mais valioso da Suécia, com um valor anual de mais de 40 mil milhões de coroas suecas nos anos de maior pico.
Nesta primeira geração foram produzidas 636.143 unidades, a última das quais a 11 de julho de 2014 em Torslanda. Esta unidade saiu diretamente da fábrica para o Museu da Volvo, também localizado em Gotemburgo.

Em 2015, a marca lançou a segunda geração que tem vingado até aos dias de hoje com um ou outro restyling. Desenvolvido com base na plataforma SPA – Scalable Product Architecture, este modelo apresentava um design escandinavo único, um nível de conforto e performance de excelência e um nível de segurança em conformidade com a herança da marca onde se destacavam mais duas estreias mundiais: Run-off road protection: onde num cenário fora de estrada o automóvel é capaz de detetar o que está a acontecer e os cintos de segurança dianteiros são apertados para manter os ocupantes em posição.

Para ajudar a evitar lesões na coluna, a funcionalidade de absorção de energia entre o banco e a estrutura do banco amortece as forças verticais que podem surgir quando o automóvel encontra uma aterragem dura no terreno; Travagem automática com capacidade de interseção: primeiro automóvel do mundo a apresentar uma tecnologia capaz de travar automaticamente se, perante o condutor se apresentar um modelo em sentido contrário.

Ricardo Carvalho

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