A partir dos primeiros dias de 2024, a Volvo vai começar a entregar as primeiras unidades do seu novo SUV mais acessível, o EX30, cuja autonomia vai variar entre os 344 e os 480 km.
Chega ao mercado com 4,23 m de comprimento, 1,84 m de largura, uma altura de 1,56 m e uma distância entre eixos de 2,70 m
Apesar das dimensões compactas, o novo SUV elétrico passa a ser o modelo da marca sueca a acelerar dos 0 aos 100 km/h de forma mais rápida.
O fabricante anuncia 3,6 segundos com a versão equipada com dois motores elétricos, denominada Twin Motor Performance, que oferece uma potência combinada de 428 CV e um binário de 543 Nm. Os motores elétricos são alimentados por uma bateria NMC de 69 kWh. A autonomia anunciada é de 460 km em ciclo WLTP.
A versão de entrada associa um motor traseiro de 272 CV e uma bateria LFP de 54 kWh. A aceleração dos 0 aos 100 km/h é feita em 5,7 segundos e a autonomia está homologada em 344 km em ciclo WLTP.
Segue-se a versão Single Motor Extended Range que troca a bateria de LFP por uma NMC de 69 kWh, permitindo reduzir a aceleração dos 0 aos 100 km/h para 5,3 segundos e aumentar a autonomia para 480 km.
A partir do próximo ano, a oferta será reforçada por uma versão Cross Country. Em Portugal, as encomendas do Volvo EX 30 já abriram, sendo o preço da versão base Single Motor Core de 37.900 euros. A Volvo oferece cinco anos de manutenção programa incluída. O início da produção está prevista para o final do ano e as primeiras entregas para o início de 2024.