O motor de combustão já não está em voga na Volvo. Embora a marca tenha recuado nas suas ambições de desenvolver veículos 100% elétricos, os veículos alimentados por bateria têm claramente prioridade sobre os restantes. Contudo, há espaço para mais uma geração do S90.
Como o novo SUV de grandes dimensões EV90, revelado antes de um XC90 híbrido plug-in simplesmente remodelado. No início de março, pudemos descobrir a nova grande berlina elétrica ES90 e agora foi revelado o seu alter-ego, o S90. Mais uma vez, é um facelift.
Mais uma vez, é um PHEV. Mas não é tudo! Existe ainda uma versão híbrida ligeira, com um motor turbo a gasolina de quatro cilindros e tração dianteira.
A Volvo não entra em mais detalhes sobre os seus motores ou níveis de potência, mas ficamos a saber que o híbrido plug-in oferece 80 quilómetros de autonomia WLTP totalmente elétrica com um único carregamento.
A Volvo salienta que os dados dos seus PHEVs mostram que metade da distância percorrida pelos seus clientes é 100% elétrica.
Quanto ao resto, este novo S90 reestilizado adota as mais recentes alterações de estilo vistas no XC60 e no XC90, nomeadamente a nova grelha biselada, os novos faróis de matriz LED – ainda no estilo “Martelo de Thor” – e os faróis traseiros redesenhados.
No interior, surge o novo ecrã de infoentretenimento vertical e central de 11,2 polegadas. O isolamento acústico revisto e a suspensão adaptativa de série devem garantir o conforto real.
Todas estas são novas caraterísticas que tornarão o Volvo S90 um pouco mais duradouro ao longo do tempo, após a sua primeira geração em 1996, quando era uma evolução do 960. A versão atual é apenas a segunda geração, mas apareceu no catálogo em 2016. Nove anos já, o que é muito tempo no mundo automóvel!
Sim, exceto que o S90 desapareceu do configurador francês em 2020. E embora o fabricante sueco tenha anunciado que o novo S90 estará disponível a partir deste verão na China, e que “outros mercados serão selecionados mais tarde”, há ainda muito poucas hipóteses de regressar a França.