fbpx




Desde 2018, a Volvo tem vindo a investir em pequenas empresas que desenvolvem tecnologia que considera poderem ser úteis para os seus veículos.

Agora, a marca garante que uma dessas empresas desenvolveu um software que pode reduzir os tempos de carregamento da bateria (de 10 a 80 por cento) entre 15 e 30 por cento.
A empresa sediada no Reino Unido chama-se Breathe Battery Technologies e utiliza algoritmos para gerir o processo de carregamento. Enquanto os veículos elétricos tradicionalmente mantêm as suas baterias seguras com um programa de carregamento faseado que utiliza regras pré-determinadas, a tecnologia da Breathe pode controlar dinamicamente o fluxo de energia em tempo real.


“O investimento e a parceria comercial com a Breathe ajudam-nos a resolver um problema conhecido dos clientes de automóveis elétricos e tornam o nosso desempenho de carregamento ainda mais competitivo”, afirma Ann-Sofie Ekberg, CEO do Volvo Cars Tech Fund. “Tempos de carregamento mais rápidos, na gama em que os clientes normalmente carregam rapidamente, representam um passo importante na direção certa, à medida que continuamos a impulsionar a mobilidade eléctrica e a torná-la disponível para mais pessoas.”

A tecnologia não só acelera significativamente o processo de carregamento, como o seu controlo dinâmico significa que os proprietários beneficiam de melhores tempos de carregamento durante toda a vida útil dos seus veículos. E será uma vida longa, uma vez que a Volvo afirma que a tecnologia funciona sem danificar a bateria. O software do Breathe monitoriza a saúde da bateria para evitar o revestimento de lítio, que pode encurtar a vida útil do acumulador de energia.

A Volvo afirma que é o primeiro fabricante de automóveis a utilizar a tecnologia Breathe e que esta estará disponível para os condutores nos seus próximos veículos elétricos. Quando a tecnologia estiver a ser utilizada no mundo real, é possível introduzir outras melhorias.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade