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Volvo mostra sedan elétrico ES90 para “lutar” com BMW i5 e Mercedes EQE

Atualmente,a Volvo é mais conhecida pelos seus SUV, mas desvendou o ES90, mostrando que a sua tecnologia elétrica pode funcionar igualmente bem, e ter ainda mais estilo, num sedan tradicional de tamanho médio.

Concebido para enfrentar o BMW i5 e o Mercedes EQE, entre outras opções, o ES90, com 5 m de comprimento, tem, sem dúvida, um aspeto muito melhor do que ambos, com uma frente forte, superfícies limpas e uma forma desportiva de fastback. Embora se apresente como um sedan, tem um tejadilho prático – mas fica aquém do espaço da bagageira do BMW.

Onde não deveria ficar aquém é no espaço interior, particularmente para quem vai atrás. A distância entre eixos de 3,1 mm é mais de 100 mm mais comprida do que a do BMW, e o Volvo também ganha a guerra da autonomia. Enquanto o i5 só consegue percorrer 573 km com uma carga completa da sua bateria de 81 kWh, a bateria de 102 kWh do ES90 mais potente consegue percorrer 700 km de uma só vez.

As versões com dois motores têm a bateria maior e os modelos com um só motor contentam-se com uma unidade mais pequena de 88 kWh que ainda consegue percorrer 650 km antes de precisar de ser carregada. Ao contrário do SUV EX90, o ES90 tem uma alimentação elétrica de 800 volts, pode suportar entradas de 350 kW (o i5 apenas suporta 250 kW) e adicionar 300 km de autonomia em 10 minutos. Uma pequena bagageira oferece espaço para guardar os cabos, algo que o i5 também não oferece. A gama começa com o Single Motor Extended Range de 333 CV. Um Twin Motor de 449 CCV (330 kW). O emblemático Twin Motor Performance fornece 680 CV (500 kW). Todos os três estão limitados a 180 kmh.

No interior, o ES90 inclui um painel de instrumentos digital de 9,0 polegadas, um grande ecrã tátil de 14,5 polegadas com tecnologia Google incorporada e uma decoração e materiais escandinavos de cores claras para maximizar a sensação de espaço. Os sedans vêm equipados com Lidar para condução autónoma semi-autónoma, montado de forma proeminente acima do para-brisas, mas não será funcional até mais tarde na vida do modelo.

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