Com uma oferta que inclui três modelos, a Volvo Cars já registou vendas acumuladas de um milhão de veículos da tipologia SUV em menos de cinco anos. O primeiro modelo a ser lançado foi o XC90 em 2015, desenvolvido com base na plataforma SPA (Scalable Product Arquitechure), que representava a nova imagem da marca sueca, associada a um design escandinavo, um elevado nível de conforto, performance de luxo e um nível de segurança típico dos modelos do fabricante de Gotemburgo.
Dois anos depois, a Volvo apresentou dois modelos: XC60 e XC40. O primeiro, desenvolvido na mesma plataforma do XC90, foi revelado no Salão de Genebra e estreou o sistema de travagem automática. No final de 2017 seria apresentado o XC40, o primeiro modelo da marca construído com base na nova plataforma CMA – Compact Modular Architeture.
Além de motorizações de combustão tradicionais, toda a gama de modelos SUV da Volvo está disponível em versões eletrificadas, quer sejam híbridas plug-in quer sejam mil hybrid.
De referir que no ano passado estes três modelos foram os mais vendidos pela Volvo Cars a nível mundial: XC60, com 204.965 unidades; XC40, com 139.847 unidades e XC90, com 100.729 unidades.