Já plenamente inserida numa era em que o foco da sua produção está nos automóveis 100% elétricos, a Volvo inaugurou um novo Software Center em Gotemburgo que visa dar resposta a essa necessidade de software específico cada vez maior.
As novas instalações tecnológicas da Volvo em Gotemburgo, Suécia, irão assim trabalhar na conceção e desenvolvimento de software para modelos como os novos EX90 e EX30, os quais poderão no futuro receber, de forma remota, atualizações regulares.
O Software Center tem uma área de 22.000 metros quadrados e representa um investimento inicial de cerca de 300 milhões de coroas suecas. Assume, igualmente, o papel de novo porta-estandarte da rede de centros de engenharia e Tech Hubs da Volvo Cars em todo o mundo.
Este investimento surge no seguimento da constante e rápida evolução da indústria automóvel, cada vez mais eletrificada, com viaturas vendidas online e equipadas com unidades de processamento cada vez mais sofisticadas e com capacidade de atualização remota de software.
O novo Software Center empregará inicialmente cerca de 100 pessoas, número que deverá aumentar para 300 quando estiver a funcionar em pleno. O local contará, no futuro, com cerca de 500 plataformas de teste e ambientes de teste digitais. As instalações de Gotemburgo trabalharão em colaboração com as recentemente inauguradas em Singapura e com as já anunciadas para Cracóvia, na Polónia.