A gama FH elétrica da Volvo Trucks venceu o Troféu Internacional de Camião do Ano 2024, eleita por um júri composto por 24 jornalistas e editores especializados em veículos comerciais em representação das 24 revistas mais conceituadas deste segmento em toda a Europa.
O prestigiado galardão foi entregue a Roger Alm, Presidente da Volvo Trucks, no decorrer do dia dedicado à imprensa da Feira Solutrans, o Salão de Soluções de Transporte Urbano e de Longo Curso, que acontece na cidade francesa de Lyon.
Com um total de 84 votos conquistados na votação, a gama de camiões elétricos da marca sueca acabou por levar de vencidos com alguma diferença pontual, o recém-lançado Mercedes-Benz eActros 300/400 e o camião elétrico Scania 45S (BEV). Com base nas regras do prémio Camião Internacional do Ano (IToY – International Truck of the Year), este galardão é entregue ao camião que foi lançado no mercado nos últimos 12 meses e que mais contribuiu para a eficiência do transporte rodoviário.
São tidos em consideração vários aspetos de elevada importância como a inovação tecnológica, conforto, segurança, facilidade de condução, economia de combustível, pegada ecológica e ainda o TCO (Total Cost of Ownership).
Os jornalista do ITOY (International Trucks of the Year), elogiaram a performance, a aceleração fluída, o silêncio e a ausência de vibrações da altamente eficiente cadeia cinemática do FH Electric, composta por dois ou três motores elétricos de 330 ou 490 kW de potência contínua, acoplados à mais recente geração da caixa de velocidades I-Shift. Igualmente crucial para esta vitória do FH Electric para transporte regional, foi a vasta oferta de configurações de eixos para tratores e rigídos, a disponibilidade de quatro cabinas distintas e o portfólio modular de pacotes de baterias – de duas a seis – de acordo com as necessidades de transporte.
Resumindo a votação, o Presidente do IToY, Gianenrico Griffini, afirmou: “com a introdução do FH Electric, a Volvo Trucks transforma-se numa referência com a sua gama de camiões elétricos, ade- quada para uma vasta lista de operações de transporte. É a prova de que a transição de energia está a ganhar força, até mesmo no ambiente desafiante dos negócios modernos