A Volvo foi um dos primeiros construtores a prometer vender só carros elétricos a partir de 2030.
O novo modelo estreia a plataforma SPA2, a segunda geração da arquitetura dedicada só para modelos elétricos. Servirá de base a outros modelo, como a nova geração do XC60, prevista para 2024 e ainda a alguns modelos da Polestar. O EX90 é o carro mais seguro alguma vez produzido pela marca sueca.
O porte é semelhante ao do XC90, que mede 4,95 m de comprimento e 2,98 m de distância entre eixos. A capacidade é para sete ocupantes. Estas dimensões ajudam a posicionar a gigantesca bateria de 111 kWh e que permite uma autonomia de até 600 km. O carregamento é feito em 30 minutos entre os 10 e os 80%.
Será proposto numa só versão, com dois motores elétricos, um em cada eixo para a tração integral. Vai debitar 517 CV e 910 Nm de binário instantâneo.
Outro compromisso deste EX90 é com a segurança. Através da combinação de câmaras, sensores, radares e o sistema LIDAR a laser, o EX90 é capaz de criar uma visão de 360º em tempo real, detetando objetos a centenas de metros à sua frente para que o motorista seja capaz de reagir a tempo.