A Volvo mostrou um novo modelo que vem enriquecer a sua gama e que se trata de um monovolume de luxo de sete lugares. Chama-se EM90 e é descrito pela marca como um salão sobre rodas.
Indo mais além na sua oferta atual e ingressando num segmento que muitos creem estar em declínio, o dos monovolumes, este EM90 é um automóvel premium 100% elétrico que será dirigido, principalmente, aos mercados da Ásia, onde este tipo de veículos continua a ter procura. Aliás, o primeiro país em que o EM90 será comercializado será na China.
Com este EM90, a Volvo procura oferecer novos padrões em matéria de conforto e segurança no segmento dos monovolumes compactos, inspirando-se, novamente, na simplicidade escandinava e na atenção aos detalhes.
Em termos de design, o EM90 recorre aos já conhecidos faróis de estilo ‘Martelo de Thor’, com uma grelha tapada em que se destacam também as arestas para formar um padrão mais dinâmico. Pela primeira vez num Volvo, aparece também o logótipo iluminado. Na traseira, também as letras são iluminadas num formato premium que privilegia o espaço. Os farolins verticais, que também fazem parte da tradição da Volvo, foram evoluídos, inspirando-se na vertente urbana dos arranha-céus.
Existem quatro cores de carroçaria disponíveis, bem como soluções de jantes distintas de 19 ou de 20 polegadas, com desenho aerodinâmico para assim incrementar a eficiência e a autonomia.
A bordo, o conforto é providenciado por medidas como o isolamento reforçado e tecnologia de cancelamento de ruído proveniente do rolamento da estrada, enquanto a suspensão pneumática de duas câmaras assegura uma viagem sem sobressaltos e mais focada na tranquilidade para todos os ocupantes. O sistema de som compreende um total de 21 altifalantes da Bowers & Wilkins para oferecer uma experiência semelhante à de uma sala de espetáculos no veículo. Tudo isso é complementado com sistema de infoentretenimento de nova geração com ecrã de 15.4”, conectividade 5G e processadores Snapdragon da Qualcomm Technologies para processamento rápido de todas as funcionalidades e atualizações remotas.
Importa referir que este EM90 apenas tem números de autonomia relativas às normas de homologação chinesas, o CLTC, que determina um valor total de até 738 quilómetros com uma única carga, mercê da bateria de 116 kWh, quw pode ser recarregada de dez a 80% em menos de 30 minutos. A motorização fica a cargo de uma máquina elétrica de 200 kW/272 CV de potência, o que lhe permite acelerar de zero aos 100 km/h em 8,3 segundos.