É esta a liderança de mercado histórica que a Volvo Cars tem na Suécia num impressionante registo que teve o seu início no final dos anos 50 altura em que a marca comercializava 3 modelos: o Volvo PV444 entretanto substituído pelo PV544, o Volvo Amazon e a carrinha Duett.
Em 2022, a Volvo voltou a ser a marca mais vendida no seu país de origem tendo comercializado 45.883 unidades tendo liderado também o ranking dos modelos mais vendidos com XC40 (14.252 unidades) e XC60 (12.009) a assumirem os dois primeiros lugares do pódio.
“2022 foi um ano imprevisível.
Fatores externos, como a escassez global de componentes, limitaram a nossa capacidade de satisfazer a elevada procura dos nossos clientes. Tendo isto em conta, estou bastante orgulhosa pelo resultado alcançado. Gostaria de agradecer a todos os nossos clientes pela paciência e pela confiança que nos têm demonstrado” disse Jessica Span, CEO da Volvo Car Sweden.
De referir que, em 2022, 56% de todos os automóveis vendidos na Suécia foram já eletrificados. Para a Volvo essa taxa de penetração foi ainda maior com o peso da gama Recharge a assumir 65%,do total das vendas anuais tendo o mês de dezembro assinalado uns impressionante 93%.
“Entramos em 2023 com uma gama de modelos totalmente elétricos ainda mais vasta com a chegada do nosso novo fantástico EX90 e novos produtos que anunciaremos em breve. Estamos no caminho certo e podemos dizer que a Volvo está a eletrificar a Suécia.” – Jessica Span.