fbpx




Foi a 14 de Abril de 1927 que o primeiro Volvo ÖV4 (carinhosamente apelidado de “Jakob”) saiu da fábrica em Lundby, na Suécia tendo assim a marca iniciado a sua diferenciadora viagem em prol da segurança das pessoas. O sonho dos fundadores Volvo era que os automóveis não mais fossem sinónimo de, acidentes e fatalidades mas sim de liberdade e alegria.

“Os automóveis são conduzidos por pessoas. Por isso, tudo o que fizermos na Volvo deve contribuir, antes de mais, para a sua segurança.”
Com esta frase, Assar Gabrielsson & Gustav Larson, fundadores da Volvo, deram o mote para a criação de um conceito único na indústria.

Tradicionalmente associada à inovação no capítulo de segurança, a marca sueca surgiu como resposta a um vazio de mercado. A inexistência de um automóvel suficientemente robusto e preparado para o clima inóspito e os rigorosos invernos da Escandinávia.

A elevada sinistralidade nas estradas suecas nos anos 20 preocupava Assar e Gustav, o automóvel deveria ser sinonimo de alegria, progresso e liberdade, nunca de sofrimento e morte.

Ao longo destes 94 anos, o posicionamento e os valores da marca nunca mudaram. O foco nas pessoas, na segurança, na vida, no respeito. A Volvo é mundialmente líder no capítulo da segurança.

A forma mais fácil de perceber todas as inovações introduzidas pela marca sueca é pensar em tudo o que cada automóvel detém em termos de segurança, do cinto de três pontos, à terceira luz de travagem, passando pelos airbags, deteção de peões, automóveis, ciclistas ou animais com travagem automática, e dezenas de outros gadgets de segurança, tudo inovação Volvo, inovação sem patente, porque para a Volvo a segurança e a vida não têm preço e o objetivo é que todos possam beneficiar, independentemente da marca que conduzam, por isso se diz que “há um pouco da Volvo em cada automóvel”.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade