Uma empresa circular é aquela que, no âmbito da economia com o mesmo nome, é capaz de manter os produtos e os componentes em utilização por mais tempo, minimizando assim a necessidade de produzir novos materiais e de extrair recursos finitos com vista à eliminação do desperdício.
A Volvo Cars pretende afastar-se de uma economia linear e aplicar princípios circulares capazes de responder às ambições climáticas já definidas, garantindo uma disponibilidade futura de materiais, o uso eficiente de matérias-primas e as melhores práticas de gestão de resíduos.
A estratégia para a transformação incluem:
Utilizar 25% de materiais reciclados e de base biológica nos automóveis até 2025 com opções mais sustentáveis selecionando materiais como couro e madeira
Minimizar o desperdício, reduzindo desde já o desperdício da produção em 15% até 2021
Reter o valor dos componentes, através da reutilização e recondicionamento de peças
Desenvolver novos negócios e oportunidades que optimizam o uso eficiente do ciclo de vida dos produtos e das componentes.
A Volvo Cars pretende tornar-se numa empresa totalmente circular em 2040.
Para isso definiu as seguintes metas:
Até 2025: reduzir o máximo possível de emissões de CO2 e de custos dos produtos e serviços atuais Até 2040: desenvolver uma nova geração de produtos, serviços e processos capazes de gerar negócio circular.