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A Volvo Cars e a Northvolt escolheram a cidade de Gotemburgo, na Suécia, para a construção de uma nova fábrica de produção de baterias cujo início das operações está previsto para 2025.

Esta unidade irá criar 3.000 novos postos de trabalho e será complementada por um Centro de Investigação e Desenvolvimento que ambas as empresas já haviam anunciado em Dezembro.
Esta nova fábrica, que resulta num aprofundar da parceria com a Northvolt, fortalece a estratégia de eletrificação da Volvo Cars, cujo objetivo principal passa por produzir e vender apenas modelos puramente elétricos a partir de 2030.

A construção da fábrica terá início em 2023. Esta fábrica destina-se a produzir baterias ainda mais sustentáveis que irão equipar a próxima geração de modelos elétricos da Volvo e da Polestar.
Com uma capacidade potencial anual de até 50 gigawatt hora (GWh), será capaz de responder e suportar o fornecimento de baterias para aproximadamente meio milhão de automóveis por ano.
A localização da fábrica em Torslanda, Gotemburgo, oferece vários benefícios: uma linha direta para a maior fábrica de automóveis da Volvo Cars, o acesso à infraestrutura e a um fornecimento de energia renovável, a proximidade de competências profissionais relevantes e das unidades de Investigação e Desenvolvimento da Northvolt.

O Centro de Investigação e Desenvolvimento deverá entrar em funcionamento ainda este ano e irá criar algumas centenas de empregos em Gotemburgo posicionando a Volvo Cars como uma das poucas marcas automóveis a coordenar internamente todo o processo de desenvolvimento e de produção de células de bateria.

A parceria entre a Volvo Cars e a Northvolt irá focar-se no desenvolvimento de baterias à medida, capazes de se integrarem perfeitamente nos automóveis da Volvo e da Polestar permitindo maior autonomia e tempos de carregamento mais rápidos. Estabelecer uma integração vertical do desenvolvimento e da produção de baterias é importante para a Volvo Cars e para Polestar, uma vez que a bateria representa a maior componente de custo individual de um automóvel elétrico, bem como a maior parte da sua pegada de carbono.

Ricardo Carvalho

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