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Volvo apresentou o seu primeiro motor de seis clindros a 23 de abril de 1929

Este modelo apresentava uma grande novidade – a presença do primeiro motor de 6 cilindros da Volvo – o motor DB. Com uma capacidade de pouco mais de 3 litros, a sua potência não passava de uns modestos 55 cv.

A marca sueca utilizava pela primeira vez a sigla PV – que se referia a “Passenger car”. Este era um automóvel forte e flexível, duas propriedades que caracterizam o motor de 6 cilindros em linha como design técnico.
O PV651 e posteriormente o PV652, eram automóveis mais compridos e mais largos que os modelos anteriormente apresentados pela Volvo. Todas as quatro rodas tinham travões que eram operados mecanicamente no caso do PV651 ou hidraulicamente, no caso do PV652.

Em 1933, a Volvo apresenta dois novos modelos desta série. O PV653, modelo standard e o PV654, sua versão de luxo. Estes eram automóveis confortáveis, silenciosos e robustos destinados a uma utilização diária com motores de confiança.

A versão 654 tinha um interior muito elegante, duas rodas suplentes estando disponível em várias cores. O PV655 era a versão do chassi, adequada para carroçarias especiais.

Em 1935, a Volvo apresentou os modelos PV658 e PV659 com uma aparência bastante diferente dos modelos iniciais. O radiador inclinou-se ligeiramente para trás e uma grade foi montada na frente do mesmo. As rodas tinham também uma nova aparência e o motor de 6 cilindros apresentava uma versão mais poderosa com 3,67 litros e 80-84 cv.
No total seriam produzidas 3.577 unidades desta série de modelos.

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