Revistacarros

Volvo aposta na Tecnologia LiDAR para a condução autónoma

A Volvo Cars continua a marcar o ritmo em segurança automóvel. A empresa anunciou hoje que a parceria atualmente existente com a Luminar irá culminar na aplicação da tecnologia LiDAR na sua próxima geração de automóveis.


Esta parceria irá permitir introduzir a primeira tecnologia de condução totalmente autónoma da Volvo em autoestradas abrindo assim caminho para futuros desenvolvimentos de segurança ativa.
A nova plataforma Volvo SPA 2 receberá hardware para a condução autónoma no início da sua produção, projectada para 2022, com o LiDAR perfeitamente integrado.

Os automóveis baseados na SPA 2 receberão atualizações automaticamente e, caso os clientes o pretendam, a caracteristica Highway Pilot, que permitirá uma condução totalmente autónoma em auto-estrada, será activada caso se verifiquem as condições de segurança ideais em função da localização geográfica detectada.

Para além do Highway Pilot, a Volvo Cars e a Luminar também estão a estudar o papel da tecnologia LiDAR na melhoria dos futuros sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS) e a possibilidade de equipar de série todos os novos automóveis baseados na plataforma SPA2 com um sensor LiDAR.

A tecnologia da Luminar é baseada nos sensores LiDAR que emitem milhões de impulsos de luz laser para detectar com precisão a localização dos objetos, digitalizando o ambiente em 3D, criando um mapa temporário em tempo real sem a necessidade de conectividade à Internet.

A tecnologia LiDAR é fundamental para permitir, a existência de automóveis com condução totalmente autónoma e segura, proporcionando os níveis de visão e de percepção ​​que as câmeras e os radares por si só não podem fornecer. O LiDAR é a base ideal para a tomada segura de decisões em ambientes complexos a alta velocidade.

Para ativar o Highway Pilot, a tecnologia da Luminar irá funcionar com o software de condução autónoma e com as câmeras, com os radares e com os sistemas de backup para funções como a direção, a travagem e a energia das baterias. Isto irá permitir um recurso seguro e totalmente autónomo para utilizar em auto-estrada.

Exit mobile version