O automóvel que define a Volvo até aos dias de hoje, um dos veículos mais nobres, a série 200, acabou de fazer 50 anos.
Na verdade, estamos um mês atrasados, uma vez que o 240 foi lançado em agosto de 1974, mas este novo vídeo da Volvo recordou-nos o aniversário dourado do 200. Vale a pena dar uma vista de olhos a este notável automóvel.
Baseado no 140 que chegou em meados da década de 1960, o Volvo da série 200, descaradamente quadradão, não era um automóvel radical. Mas, com as suas zonas de deformação, cintos de segurança de três pontos e outras importantes caraterísticas de segurança, ajudou a redefinir a forma como os automóveis eram construídos. O 240 foi também o primeiro Volvo a utilizar o lendário motor “Redblock” de câmara aberta, cuja durabilidade é lendária.
Embora toda a gente conheça e se refira a estes automóveis como o “240”, esse nome só surgiu oficialmente mais tarde na vida do automóvel.
Originalmente, existiam os 242, 244 e 245 de quatro cilindros, que tinham duas, quatro e cinco portas, respetivamente, e os 262, 264 e 265. A Volvo planeou eliminar gradualmente a série 200 em meados da década de 1980 com a chegada da série 700 – e acabou com a produção do 260 de seis cilindros – mas o 240 continuou a vender. A Volvo construiu o último 240 em 1993, com mais de 2,8 milhões de unidades construídas.
O 240 criou o seu próprio nicho. Não era um automóvel de luxo, mas era certamente mais premium do que outras opções do mercado de massas. Em todo o mundo, o 240 desenvolveu um culto de seguidores, e a sua excelente qualidade de construção e fiabilidade fizeram com que se mantivesse na estrada durante décadas e décadas. Ainda hoje se veem pessoas a conduzir diariamente 240s, mesmo que o número esteja a diminuir.