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O Grupo PSA alcançou um volume de negócios de 74.731 milhões de euros em 2019, um crescimento de 1% face ao ano anterior. A divisão automóvel registou uma faturação de 58.943 milhões de euros, mais 0,7% do que em 2018, decorrente, em particular, do mix de produtos (+4,3%) e dos preços (+1,2%), compensando os efeitos negativos da redução das vendas a parceiros (-1,7%), o impacto negativo das taxas de câmbio (-0,5%) e o mix de volumes e países (-2,4%), entre outros.
O resultado operacional corrente do Grupo PSA ascendeu a 6.324 milhões de euros, crescendo 11,2%, com um resultado operacional corrente da Divisão Automóvel que cresce 12,8% para 5.037 milhões de euros. Este forte nível de rentabilidade, na ordem dos 8,5%, foi alcançado graças a um mix de produtos positivo e à contínua redução de custos, apesar dos impactos das taxas de câmbio e do aumento dos custos de matérias-primas. A margem operacional corrente do Grupo é de 8,5%, mais 0,8 pontos face a 2018.
O resultado líquido consolidado do Grupo alcançou os 3.584 milhões de euros, um aumento de 289 milhões de euros face a 2018. O resultado líquido da participação do Grupo foi de 3.201 milhões de euros, mais 374 milhões de euros face a 2018.
“A qualificação e o empenho das nossas equipas fizeram, uma vez mais, a diferença e permitiram-nos alcançar resultados recorde em 2019, impulsionados pela nossa abordagem ágil, focada no cliente e socialmente responsável”, comenta Carlos Tavares, presidente do conselho de administração do Grupo PSA. “Estamos prontos para a transição energética e todas as equipas estão focadas em oferecer uma mobilidade limpa, segura e acessível para os clientes. Com base no nosso modelo de negócios e espírito combativo, que mostraram ser eficientes, estamos ansiosos por entrar numa nova era, com a anunciada fusão com a FCA.”
Relativamente às perspetivas de mercado para 2020, o Grupo PSA antecipa uma quebra na ordem dos 3% do mercado automóvel na Europa e de 2% na Rússia, bem como uma estabilização do mercado automóvel na América Latina.

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