Será mentira de 1 de abril? Ainda faltam uns dias, mas… Enquanto os emblemas dos automóveis modernos incorporam todo o tipo de radares e sensores, este logótipo da Volkswagen é diferente.
Tem altifalantes direcionais incorporados que emitem um feixe de som cuidadosamente selecionado para manter os cangurus afastados. Funciona como um dissuasor sonoro e está a ser desenvolvido para todos os veículos, não apenas para os VW. Como deve ter adivinhado, o RooBadge (“Roo” é a forma abreviada de “kangaroo” em inglês australiano) foi desenvolvido na Austrália. A VW uniu forças com especialistas em comportamento de cangurus da Universidade de Melbourne para aprender mais sobre este mamífero da família dos marsupiais. A organização australiana de salvamento de animais selvagens Wires está a dar uma ajuda, fornecendo dados em tempo real sobre a localização dos cangurus em todo o continente.
Para além do emblema em si, a VW Austrália está também a trabalhar num suporte de matrícula separado que incorpora o RooBadge. A nova tecnologia é mostrada aqui numa Amarok, mas será universalmente compatível. Estes dois itens não estão atualmente disponíveis para venda porque ainda há testes que precisam de ser feitos para aperfeiçoar o som que sai dos pequenos altifalantes.
Inicialmente, o RooBadge servirá para dissuadir o canguru cinzento oriental, mas os sons subsequentes também deverão afastar o canguru cinzento ocidental e o canguru vermelho. Estão a ser considerados outros animais para reduzir ainda mais os riscos de colisão com a vida selvagem. Na fase inicial, a VW testou os sons em cangurus que se encontram em campos de golfe e, em seguida, selecionou uma mistura de ruídos naturais e sintéticos.
Depois disso, as pickup Amarok equipadas com altifalantes direcionais, câmaras de 360 graus e sensores de movimento foram estrategicamente colocadas durante seis meses em locais onde os cangurus migram. A VW monitorizou as suas reações e confirmou que o RooBadge é eficaz. Depois de testar a tecnologia com veículos parados, a empresa recebeu aprovação do Gabinete de Ética para a Investigação para avaliar o hardware com Amarok em movimento, conduzidas a baixa velocidade.
Desenvolvido em três anos, o RooBadge funcionará com uma aplicação dedicada no interior do veículo que utilizará dados de GPS e de telemetria. Emitirá automaticamente sons através de pontos de colisão de cangurus. Na Amarok, será oferecido como uma solução plug & play, substituindo o emblema original pelo logótipo VW de alta tecnologia.
A VW diz que já está a falar com parceiros da Europa e dos Estados Unidos para fazer do RooBadge um dissuasor para outros animais.