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O VW Taigun, um SUV subcompacto desenvolvido e construído na Índia, sofreu uma transformação radical para pick-up, como parte de um projeto automóvel de estudantes.

O peculiar modelo funde o habitáculo de cinco lugares do Taigun com uma saliência traseira invulgarmente alargada para dar espaço à plataforma de carga exposta. Não é o tipo de combinação que se vê todos os dias, e o resultado é tão estranho quanto questionável.

Ao contrário da maioria das conversões de SUV para pick-up que envolvem cortes na carroçaria, esta mantém o habitáculo original e os painéis exteriores intactos. A escotilha traseira foi abandonada sem cerimónias, substituída por uma zona de carga personalizada. O comprimento exagerado da secção de trás dá à pick-up umas proporções verdadeiramente estranhas, fazendo-nos questionar o que acontece ao equilíbrio quando se atira uma carga para trás.

Os farolins e o para-choques traseiro foram emprestados do sedan VW Virtus, que é feito na mesma plataforma MQB A0 IN que o Taigun. E, embora a maior parte do projeto pareça feito em casa, os componentes impressos em 3D e a decoração elegante ajudam a disfarçar quaisquer arestas do processo de construção.

Para aumentar a fasquia, a equipa colocou alguns detalhes todo-o-terreno, dando à pequena pickup um ar mais robusto. Estamos a falar da proteção da parte inferior da carroçaria, jantes beadlock robustas com pneus robustos e extensões de guarda-lamas de grandes dimensões. Acrescenta LEDs montados no tejadilho, uma antena, um snorkel e pontos de ancoragem extra, e fica-se com uma pick-up que parece pronta para enfrentar um terreno sério – mesmo que seja só a fingir.

Não há informações sobre quaisquer modificações de desempenho, mas o Taigun só está disponível nas versões FWD. A versão mais potente do SUV usa um motor a gasolina de 1,5 litros turboalimentado que produz 150 CV, o que parece bom o suficiente para uma pequena pick-up.
A carrinha única foi criada por um grupo de estudantes de Mecatrónica, sob a orientação de profissionais qualificados da Skoda Auto Volkswagen India. Sediada em Pune, a empresa supervisiona as marcas do Grupo VW na Índia, com um vasto know-how em I&D.

A conversão demorou nove meses e incluiu análise de mercado, investigação e desenvolvimento, aquisição, embalagem e teste final do automóvel. O objetivo era que os estudantes adquirissem competências e experiência valiosas como parte de um programa apoiado pelo governo chamado “Skill India Initiative”.

Ricardo Carvalho

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