A Volkswagen está a preparar-se para revelar a nova geração do T-Roc, mas as versões ICE não serão as únicas no alinhamento. O construtor alemão confirmou que está a ser desenvolvida uma versão totalmente elétrica, embora esta venha a ser montada numa plataforma totalmente diferente.
Esta notícia foi discretamente escondida no recente teaser da VW para o ID.One, o próximo EV de nível básico de 20,000 euros da empresa previsto para 2027. Uma vez que todos os olhos estavam postos nesse modelo económico, o T-Roc elétrico passou despercebido. No entanto, esta é a primeira vez que a VW reconhece oficialmente a sua existência.
Mais especificamente, numa declaração sobre o futuro da fábrica de Wolfsburg, o CEO da VW, Thomas Schafer, disse: “O nosso objetivo é construir o Golf elétrico de próxima geração na nova plataforma SSP, juntamente com o T-Roc elétrico de grande volume. Isto estabelecerá Wolfsburg como a capital da nossa nova classe de compactos totalmente elétricos”
Isto confirma que o T-Roc elétrico será o segundo modelo baseado na Plataforma de Sistemas Escaláveis (SSP), a seguir à próxima geração do Golf. Uma vez que o Golf EV não é esperado até 2028, é seguro assumir que o T-Roc elétrico chegará antes do final da década, posicionado logo abaixo do sucessor do ID.4.
A plataforma SSP está preparada para substituir a atual arquitetura MEB da VW em toda a gama de veículos elétricos da marca, embora o seu lançamento tenha sido adiado devido a problemas de desenvolvimento de software. Quando estiver pronta, espera-se que a SSP traga um carregamento ultrarrápido, capacidade de condução autónoma de Nível 4 e um novo processo de produção concebido para uma maior eficiência.
O T-Roc elétrico é totalmente independente do SUV compacto da próxima geração, que será lançado nos próximos meses. Esse modelo manterá a comprovada plataforma MQB Evo, oferecendo opções de propulsão a gasolina, híbrida moderada e possivelmente híbrida plug-in.
.