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A fábrica alemã de Zwickau produziu o seu último Volkswagen com motor de combustão, passando a dedicar-se, em exclusivo, aos elétricos. O último modelo com motor térmico a deixar a linha de produção de Zwickau foi uma carrinha Golf R com motor 2.0 TSI de cor branca ainda de geração anterior.


No plano da Volkswagen para a transição de motorizações, a fábrica de Zwickau vai passar a ser exclusiva dos veículos elétricos, sendo que a partir de agora, os novos modelos da Volkswagen, Audi e SEAT vão ter o seu ‘berço’ naquela fábrica.

A Volkswagen recorda que Zwickau tem fabricado automóveis com motor de combustão desde 1904, inicialmente com os Horch, mas ao longo dos anos foram diversas as marcas que lá tiveram modelos seus, incluindo a Trabant na era da República Democrática da Alemanha.

Ao longo dos últimos 30 anos, a marca alemã produziu ali um total de 6.049.207 unidades dos modelos Polo, Golf, Golf Station, Passat e Passat Station.

O investimento total para as conversões atinge cerca de 1.2 mil milhões de euros, com a derradeira fase de expansão, prevista para 2021, a permitir a produção de seis modelos na plataforma elétrica MEB para três marcas do Grupo Volkswagen. As carroçarias para os SUV da Lamborghini e Bentley, o Urus e o Bentayga, continuarão a ser produzidos em Zwickau.

Modelos produzidos em Zwickau desde 1904 (até 26 de junho de 2020)

Horch: 33.500 (estimativa) – 1904 a 1940
Audi: 11.168 – 1910 a 1940
DKW (montagem final): 256.941 – 1931 a 1942
IFA (automóvel): 26.908 – 1949 a 1955
P70/P240: 38.178 – 1955 a 1959
Trabant: 3.096.099 – 1957 a 1991
Volkswagen: 6.049.207 – 1990 a 2020
Total: 9.512.001 entre 1904 a 2020

Ricardo Carvalho

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