A Volkswagen tenciona implementar novos procedimentos para o desenvolvimento de novos veículos com vista à redução de custos. A marca quer ter à sua disposição mais 10 mil milhões de euros adicionais até 2026. Nesse sentido, está a planear implementar algumas mudanças relevantes no que ao desenvolvimento de novos automóveis diz respeito.
Com este objetivo em mente, a primeira medida a ser tomada será reduzir o tempo necessário para desenvolver um novo veículo dos atuais 50 meses para apenas 36. Apesar das dúvidas que a decisão possa suscitar, a Volkswagen insiste que três anos serão suficientes para colocar um novo veículo no mercado “sem sacrificar a qualidade ou a segurança”. Esta medida, por si só, deverá ajudar a empresa a poupar mais de 1000 milhões de euros até ao final de 2028.
Outra alteração importante no modus operandi da Volkswagen consiste na construção de um número significativamente menor de veículos de teste. Durante a fase de desenvolvimento de 36 meses de um automóvel, serão construídos menos 50% de protótipos para efeitos de avaliação. Os responsáveis da marca garantem, igualmente, que a decisão não terá uma influência negativa na qualidade do produto final. A poupança anual estimada poderá atingir os 400 milhões de euros.
Outras medidas incluem, por exemplo, melhores serviços pós-venda e uma maior otimização dos tempos de produção, bem como, numa vertente mais delicada das alterações a implementar, a concessão de reformas parciais a alguns dos seus trabalhadores. A empresa afirma que estas medidas começarão a dar frutos no próximo ano.