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Para um carro que, segundo os rumores, está a chegar ao fim, o VW Polo parece ter um surpreendente segundo fôlego.

No início deste ano, a Volkswagen terminou a produção do Polo na Europa , após uma impressionante carreira de 40 anos, dando início a especulações de que o supermini poderia ser totalmente abandonado em favor da linha de veículos elétricos da marca.
Acontece que o modelo movido a motor de combustão interna vai manter-se. Um executivo da VW confirmou os planos para uma atualização significativa em 2025, provando que as notícias sobre o fim do Polo foram, para usar uma frase, muito exageradas.

Sendo uma das mais antigas marcas sobreviventes na categoria dos supermini, o Polo tem estado presente no portefólio da VW desde a sua estreia em 1975. Pensava-se que a atual sexta geração do modelo, lançada em 2017 e renovada em 2021, estava ameaçada pela iminente regulamentação europeia em matéria de emissões, apesar de a versão sul-americana se ter mantido forte. Parecia que a VW poderia deixar este capítulo encerrar discretamente.

No entanto, Kai Grünitz, membro do conselho de administração da marca para o desenvolvimento técnico, esclareceu as coisas durante uma entrevista no LA Auto Show. Disse à Autocar que o Polo está programado para uma “extensa atualização” em 2025, programada para coincidir com o lançamento dos rigorosos padrões de emissões Euro 7. Grünitz não chegou a detalhar as mudanças, mas sugeriu uma adoção mais ampla da tecnologia híbrida leve em toda a linha ICE da VW.

Olhando para o futuro, é provável que o VW Polo atualizado combine iterações mais limpas e híbridas suaves dos seus atuais motores 1.0 TSI e 1.5 TSI com um design renovado e uma atualização tecnológica interior.
No entanto, nem todos os Polos serão selecionados – as probabilidades são de que a variante GTI não sobreviva à transição. A ser verdade, isso significaria que cairia o pano sobre o último supermini hot hatch europeu com motor a combustão. O seu sucessor espiritual? O VW ID.2 GTI totalmente elétrico, previsto para 2026, que promete um estilo desportivo e potência suficiente para agradar aos entusiastas do desempenho, mesmo sem os sons.

O atual Polo partilha as suas bases MQB A0 com uma multiplicidade de modelos das marcas do Grupo VW, que deverão receber extensões semelhantes dos seus ciclos de vida. Um Seat Ibiza facelifted chegará no final de 2025, enquanto a Skoda poderá seguir um caminho semelhante com o Fabia. A mesma plataforma serve de base a vários pequenos hatchbacks, sedans e SUVs existentes e futuros para os mercados globais, incluindo a Índia e a América do Sul.

Equilibrar duas arquitecturas – MQB para ICE/híbridos e MEB para VEs – representa um grande desafio para a VW, particularmente com o ritmo morno da adoção de VEs. Grünitz sugeriu que a empresa poderia integrar os grupos motopropulsores para veículos eléctricos numa futura evolução da plataforma MQB, uma medida que poderia aumentar a viabilidade da plataforma.
Entretanto, o desenvolvimento das bases da SSP (Scalable Systems Platform) totalmente eléctrica da VW prossegue como planeado, agora com a assistência da Rivian.

Ricardo Carvalho

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