A Volkswagen Commercial Vehicles apresentou a nível global e pela primeira vez a e-BULLI, uma versão totalmente elétrica do modelo original. Equipada com o sistema mecânico dos mais recentes Volkswagen elétricos, o concept é baseado numa T1 Samba Bus produzido em 1966 e totalmente restaurado.
O palco de estreia era para ter sido a feita Techno Classica 2020, mas como foi cancelada por causa do surto. Esta é a combinação do topo dos clássicos com o topo da mais alta tecnologia elétrica e vai estar disponível para ser comprado por quem quiser.
A ideia era audaciosa. Transformar uma pão de forma histórica num veículo 100% elétrico, trazendo para o futuro o que de melhor se fez no passado.
O motor original de 44 CV de quatro cilindros deu lugar a um mais silencioso motor elétrico de 83 CV. O binário do elétrico é de 212 Nm ou seja mais do dobro da vrsão T1 original de 1966 com 102 Nm.
A caixa é de uma velocidade e o sistema de transmissão está “preso” a uma alavanca da caixa que se encontra posicionada entre os bancos da frente. A transmissão automática tem várias posições P, R, N, D, B estão mesmo ao lado do comando da caixa. Na posição B é possível variar a força da recuperação, ou seja, da energia recuperada durante a travagem. A velocidade máxima é de 130 km/h, sendo que da versão original era de 105 km/h.
O motor está colocado atrás e faz andar o eixo traseiro. A bateria de iões de lítio é responsável por fornecer energia ao motor elétrico. A capacidade da bateria é de 45 kWh.
A bateria é carregada a partir de um sistema de carga combinado que possibilita carregar 80 por cento da bateria em 40 minutos em pontos de carga rápida. A autonomia é de 200 km. O chassis foi melhorado e o interior todo renovado. Esta transformação pode ser feita pela eClassics GmbH & Co. KG / anfrage@e-classics.eu / www.e-classics.eu / +49 7159 9331 82. e custa 64 900 euros.