A Volkswagen renovou o primeiro modelo ID totalmente elétrico que lançou em 2020. O ID.3 recebeu pequenas alterações exteriores e interiores com componentes produzidos com materiais recicláveis.
Aquele que pode ser visto como o Golf da era elétrica recebeu um “upgrade elucidativo” em vez de um redesenho completo. O carro mantém-se imediatamente reconhecível, ainda que adote um novo para-choques com um entrada de ar otimizada como um sistema de fecho ativo. O capô é novo e parece mais comprido pelo facto da faixa preta debaixo do para-brisas ter sido removida.
Atrás, os farolins foram revistos, ainda que surgem virtualmente idênticos ao do seu predecessor. As luzes de travagem criam um formato em X, enquanto os indicadores de mudança de direção passam a ser dinâmicos. Há ainda uma nova cor exterior, um verde escuro azeitona, que ressalta pela exclusividade.
Em termos de dimensões, o novo ID.3 é 6 mm mais baixo que o anterior. No interior, o design mantém-se com poucas alterações, mas a marca diz que ouviu os proprietários e realizou mudanças. Para além da melhoria da qualidade dos materiais, o ID.3 passa a ter plásticos mais suaves e encostos de braço nas portas mais generosos.
Os bancos e os painéis das portas são forrados a microfibra Eco. Há novas saídas da ventilação com o nome do modelo escrito, o painel de instrumentos de 5,3″ e um ecrã central multimédia de 12″ do sistema de infotainment. Agora passa a poder ter um sistema Head-up display de realidade aumentada com navegação dinâmica que parece ser projetadas 10 metros à frente do veículo.
O ID.3 mantém os mesmos motores, tendo uma versão base com motor traseiro de 150 kW/204 CV e 310 Nm, com opções de bateria de 58 e 77 kWh de capacidade. A autonomia mantém-se nos 546 km no ID.3 Pro S e nos 426 km (WLTP) no ID.3 Pro. A VW diz que vai apostar ainda numa bateria mais pequena.