Quarenta e nove anos depois de a Volkswagen ter revelado o primeiro Golf hot hatch de sempre, a marca de Wolfsburgo mostra o primeiro GTI elétrico. É um ID.3 e recebe a designação GTX.
O ID.3 GTX, como todos os outros ID.3, mantém apenas um único motor APP550 montado na parte traseira e que aciona as rodas de trás. O ID.3 GTX são, na verdade, dois carros. Os modelos de base, designados simplesmente GTX, têm o mesmo motor de 282 CV agora instalado no ID.4 de duas rodas motrizes, e podem atingir os 100 kmh em 6,0 segundos. Não é exatamente a velocidade da luz para um carro elétrico ou um hot hatch nos dias de hoje, mas significa que o GTX é mais potente e acelera mais rapidamente do que o ID.3 mais potente anteriormente disponível, que tem 204 CV e atinge os 100 km/h em 7,3 segundos.
Já o GTX Performance vai um pouco mais longe e apresenta-nos o motor mais potente da VW até à data. Este produz os mesmos 545 Nm de binário que o GTX de base, mas aumenta a potência para 326 CV, ajudando a reduzir o tempo de sprint para 5,6 segundos.
Ambos os modelos têm uma caixa de velocidades de uma só relação e a mesma bateria de 79 kWh que, alegadamente, oferece uma autonomia de 600 km e pode ser carregada a 175 kW. Mas enquanto cada versão recebe revisões da suspensão para se adequar à velocidade extra e à sua personalidade de hot hatch, o GTX Performance torna-se mais sério com amortecedores adaptativos DCC de série que vão melhorar o conforto e o controlo da carroçaria em comparação com o GTX “sem” Performance.
A VW parece ter-se esforçado um pouco mais no interior, embora os fãs do GTI vão ficar desapontados ao constatarem que não existe tecido xadrez nos bancos do primeiro GTI elétrico de Wolfsburg. O que se obtém são pespontos vermelhos e letras GTX cromadas no volante desportivo, mais pespontos vermelhos e logótipos GTX nos bancos desportivos de série e a opção de atualizar para bancos ergoActive Performance com apoios de cabeça integrados, ajuste elétrico e apoio ajustável para as coxas.
Tal como todos os modelos ID.3, o GTX também recebe um ecrã tátil maior (12,9″) com um sistema de menus redesenhado e comandos de aquecimento iluminados para responder às críticas face ao ID.3 original.