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A Volkswagen está a dar um tempero extra ao seu hot hatch por excelência. O novo GTI Clubsport, baseado no GTI facelifted.

O derivado mais potente recebe um para-choques dianteiro diferente e um spoiler traseiro robusto. Também inclui jantes de 18 polegadas maiores, do tipo Quadrifoglio, ou um conjunto opcional de 19 polegadas.
A diferença de potência entre os dois reduziu-se com o lançamento das versões Mk8.5. Enquanto o GTI standard ganhou mais 20 CV de potência para um total de 265 CV, o Clubsport continua a produzir 300 CV . No entanto, a restante diferença de 35 CV continua a ser relevante.


Tal como o seu antecessor, o Golf GTI Clubsport revisto vem exclusivamente com uma transmissão automática de dupla embraiagem de sete velocidades. O novo GTI normal recebe a mesma DSG, sem uma alternativa de caixa de velocidades manual, uma vez que a VW abandonou este tipo de caixa com este facelift de meio de ciclo. Vale a pena notar que, durante a geração Mk7, o Clubsport era proposto com três pedais.

Enquanto o GTI normal demora 5,9 segundos a atingir as 100 km/h, o seu primo com Club faz o mesmo trabalho em 5,6 segundos. Ambos têm um limite eletrónico de 250 km/h, mas o Clubsport recebe um Pacote Race opcional que coloca o limitador nos 270 km/h. Esse pacote também vem com um escape Akrapovič mais robusto. Suba para a variante GTI hardcore e a VW irá adoçar o negócio com travões mais robustos. Além disso, o modelo também recebe um modo especial para o perfil de condução Sport.


Ambos trazem de série um diferencial de deslizamento limitado e direção progressiva, além do opcional Controlo Dinâmico do Chassis (DCC) adaptativo. No interior, a dupla partilha um ecrã tátil alargado de 12,9 polegadas para o novo e melhorado sistema de infoentretenimento, segundo a VW. Tal como no Golf normal, os seletores do ecrã são finalmente iluminados. Há mais boas notícias para partilhar, uma vez que o volante volta a ter botões normais em vez de teclas capacitivas.

O novo Clubsport celebra a sua estreia pública esta semana nas 24 Horas de Nürburgring, antes de ser colocado à venda na Europa no final deste ano.

Ricardo Carvalho

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