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A Volkswagen está a celebrar o 50º aniversário do Golf. A produção em série do best-seller começou em Wolfsburg em março de 1974.

Mais de 37 milhões de unidades seguiram-se a esse primeiro Golf até à data. Em termos puramente matemáticos, significa que mais de 2.000 pessoas em todo o mundo optaram por comprar um novo Golf todos os dias ao longo dos últimos 50 anos. Isto faz do Golf um ícone, o automóvel europeu de maior sucesso e o modelo Volkswagen mais vendido de todos os tempos.

A Volkswagen apresenta agora a última etapa da evolução do Golf, com um novo sistema de infotainment desenvolvido de raiz e uma mecânica híbrida plug-in de última geração. O melhor Golf dos últimos 50 anos chega agora a Portugal.

O novo Golf e a nova Golf Variant distinguem-se pelas alterações na dianteira. As características que definem visualmente o novo Golf são o logótipo Volkswagen, que pela primeira vez é iluminado nos mercados europeus, e os faróis LED de novo design. Os faróis de matriz LED IQ. LIGHT topo de gama integram um novo feixe principal de elevada performance de até 500 m de alcance. Os grupos de luzes traseiras IQ.LIGHT 3D LED em ambas as versões da carroçaria também receberam um novo design.

No interior, o novo modelo apresenta um sistema de infotainment intuitivo (MIB4) recentemente desenvolvido, com um ecrã tátil independente. Este tem na sua base barras táteis iluminadas de ergonomia otimizada para controlo da temperatura e do volume. Também novos são o volante multifunções melhorado e o novo assistente de voz IDA. Utilizando linguagem natural, o IDA pode ser utilizado não só para controlar funções como o sistema de ar condicionado, o telefone ou o sistema de navegação, mas também para aceder a informações online de todas as áreas possíveis – desde previsões meteorológicas a perguntas de conhecimento geral.

As novas mecânicas híbridas plug-in com função de carregamento rápido (DC) oferecem uma potência adicional e uma autonomia elétrica para cerca de 140 km. Particularmente interessante para todos os condutores que não têm uma wallbox em casa são as unidades mild-hybrid de 48 V altamente eficientes. O Golf GTI tornou-se ainda mais desportivo: a potência do motor 2.0 turbo aumentou em 15 kW para 195 kW (265 cv). Ao todo, são nove as propostas entre motores mild-hybrid (eTSI), híbridos plug-in (eHybrid e GTE), sobrealimentados a gasolina (TSI) e sobrealimentados a gasóleo (TDI) na fase de lançamento.

 

Ricardo Carvalho

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