A Volkswagen desvendou todas as próximas inovações que vai utilizar em carros elétricos nos próximos anos, nas baterias, carregamentos e componentes eletrónicos.
O foco principal é aperfeiçoar o novo sistema de propulsão elétrica desenvolvido integralmente pela Volkswagen, desde o conversores de pulsações até aos sistemas de gestão térmica, passando pelas baterias.
Como é proveniente de uma só fonte, oferece claras vantagens sobretudo no que diz respeito a eficiência e custos, pois de acordo com os primeiros dados da marca alemã, este novo motor consegue ser até 20% mais eficiente graças à combinação ótimizada de todos os componentes individuais. Graças ao princípios das ferramentas modulares, pode ser implementado em todo o tipo de veículos, desde motores básicos até carros desportivos com potência de mais de 500 kW, podendo também ser utilizada na nova geração de veículos baseados na plataforma MEB.
Para o primeiro conversor de pulsações desenhado pela VW, os engenheiros redesenharam o hardware e o software desde o zero, enquanto que nos sistemas de gestão térmica, a ideia é substituir o elevado número de módulos individuais por um módulo térmico integrado extremamente compacto e que é encarregado de controlar a climatização e a bateria, obtendo assim grande impacto na autonomia e na capacidade de carregamento rápido. Este módulo “tudo em um” é mais leve, robusto e eficiente.
A Volkswagen vai transformar-se num dos únicos construtores de automóveis a nível mundial capaz de oferecer um sistema completo otimizado de forma integral”.