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A Volkswagen apresentou a sua visão de uma berlina desportiva totalmente elétrica da classe média-alta no ID. Treffen, em Locarno, na margem suíça do Lago Maggiore.

O ID.X Performance impressiona com a sua poderosa tração integral, a sua suspensão orientada para a performance e o seu visual expressivo.

O ID.X Performance demonstra o seu carácter desportivo e singular, através da sua imagem dinâmica. O exterior da berlina totalmente elétrica apresenta uma série de características desportivas – tanto o defletor dianteiro como o difusor traseiro são produzidos em carbono. Os engenheiros incrementaram o ângulo de convergência em 80 milímetros e rebaixaram a suspensão desportiva, com molas especialmente rígidas, em 60 milímetros.
Em conjunto com a unidade de tração, isto contribui significativamente para a performance, tornando o comportamento do veículo ainda mais ágil.

O veículo está equipado com jantes de liga leve desportivas de 20 polegadas com bloqueio central e com pneus de competição de dimensão 265. Na traseira, uma asa em carbono, assegura o downforce necessário. Os grupos de luzes traseiras realçam o aspeto desportivo da berlina elétrica de alta performance. No interior do veículo, os ocupantes sentam-se em bancos de carbono, os quais proporcionam um apoio ideal mesmo com um estilo de condução dinâmico. Os detalhes em vermelho realçam as características desportivas do habitáculo.

No modelo ID.X Performance, a Volkswagen complementou o motor síncrono de funcionamento permanente no eixo traseiro com um motor assíncrono adicional no eixo dianteiro, criando assim uma configuração de tração integral. As vantagens deste tipo de propulsor são uma capacidade de sobrecarga de curta duração e perdas por arrastamento particularmente baixas. Por conseguinte, este tipo de motor é ideal para fornecer potência de forma imediata através de uma função boost. O binário é controlado pelo Vehicle Dynamics Manager, sistema que também gere o funcionamento do bloqueio do diferencial do eixo traseiro no ID.X Performance. A função é controlada através de um ecrã independente – com 17 centímetros de diagonal – posicionado na consola central.

A energia de propulsão dos dois motores é fornecida pela bateria de tração, a qual permite uma elevada potência contínua e tempos de carregamento curtos, com uma capacidade máxima de 200 kW.

 

Ricardo Carvalho

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