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O Taycan está a dar uma grande dor de cabeça à equipa de vendas da Porsche. As entregas globais do sedã elétrico de quatro portas nos primeiros nove meses de 2024 foram metade do que no período correspondente em 2023.

Parte da culpa é da mudança de modelo, tendo a Porsche revelado um Taycan facelifted na primavera que oferece apenas pequenas mudanças, mas com alcance e desempenho amplamente melhorados. E talvez alguns compradores tenham comprado ou encomendado o novo Macan Electric. Mas um problema maior para a Porsche – e para todas as outras marcas ocidentais que operam no Extremo Oriente – é o colapso do mercado chinês.

Vendas mundiais da Porsche
Modelo Jan-Set 24 Dif.
911 39,744 +2%
718 18,048 +10%
Taycan 14.042 -50%
Panamera 21.506 -20%
Cayenne 77.686 +21%
Macan 55.000 +20%
Total 226.026 -7%

A produção global da marca alemã entre janeiro-setembro caiu 7 por cento, de 226 026 para 242 722, e o seu mercado número um, a América do Norte, caiu 5 por cento para 61 471, enquanto a Europa aumentou a sua frequência de compra de Porsche em 1 por cento. Mas as entregas na China entraram em queda livre, diminuindo 29% para apenas 43 280. O país que até há pouco tempo era o maior mercado da Porsche está agora em terceiro lugar, atrás dos EUA e da Europa, e em risco de cair para quarto.

Apenas 14.042 compradores da Porsche escolheram um Taycan nos primeiros nove meses, tornando-o a linha de modelos menos popular da marca, mesmo atrás da envelhecida série 718. E o primo de combustão do Taycan, o Panamera, também teve três primeiros trimestres financeiros difíceis de 2024. As vendas caíram 20 por cento para 21.056, a Porsche atribuiu novamente a queda a uma mudança de modelo e a uma situação difícil na China.

O Macan teve um desempenho ainda pior, com as suas vendas a caírem 21% (para 55.000), mas o 911 aumentou a sua base de clientes em 2% para 39.744 a nível global. E os 718 Boxster e Cayman aumentaram as suas vendas em 10% em todo o mundo, uma vez que os compradores se apressaram a fazer encomendas antes de o modelo ICE ser eliminado na Europa devido às regras de cibersegurança (ainda está à venda nos EUA).

Mas não foi o facto de ter movimentado mais 1800 exemplares do 718 que salvou o período de janeiro a setembro da Porsche de ser um desastre total. Foi o sempre fiável Caynene. O SUV foi atualizado no final de 2023 e a nova linha – incluindo um S que trocou um V6 chato por um V8 robusto – encontrou 21% mais clientes. As vendas totalizaram 77.686, tornando-o o veículo mais popular do construtor.

Ricardo Carvalho

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