Site icon Revistacarros

As pessoas querem mais híbridos e menos elétricos. É o que dizem os números

As vendas de automóveis novos caíram 1,9% em toda a UE em novembro, mas a Toyota registou um aumento de 12,4%.

O mês de novembro foi um difícil para o mercado automóvel europeu, as vendas de veículos novos caíram 1,9%, para cerca de 1,06 milhões de unidades.

Só os híbridos não acompanham a tendência de descida.

Os resultados devem-se em grande parte à queda acentuada de 12,7% nas vendas em França, para além de uma queda de 10,8% em Itália. As vendas na Alemanha estagnaram, com um aumento de apenas 0,5%. Espanha foi o único dos quatro maiores mercados da UE a registar um aumento das vendas, que se cifrou em 6,4%.

Os híbridos tradicionais são agora a escolha de motor e transmissão mais popular na região, representando 33,2% de todas as novas vendas. Este valor é superior à quota de mercado de 27,5% registada em novembro do ano passado, o que representa um aumento de 18,5%. Os automóveis a gasolina foram retirados da primeira posição e, embora tenham representado 32,5% das vendas no ano passado, esse valor desceu agora para 30,6% de quota de mercado.

Os dados da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis revelam que as vendas de automóveis a gasolina caíram 7,8% em novembro. A França registou a queda mais significativa, com 31,5%. As vendas também caíram 12,3% em Itália, 5,3% na Alemanha e 2,3% em Espanha.

Embora muitos esperassem que 2024 fosse o ano do EV, não foi esse o caso no Velho Continente. Em novembro, as vendas de veículos elétricos caíram 9,5% para 130 757 unidades, principalmente devido a uma queda de 21,8% na Alemanha e de 24,4% em França. Estes veículos representam agora 15% do mercado, contra 16,3% em novembro de 2023.

As vendas de veículos a gasóleo também diminuíram 15,3%, reduzindo a sua quota de mercado de 12,3% para 10,6%. As vendas de veículos híbridos plug-in também diminuíram 8,8%. Atualmente, representam 7,6% do mercado.

A repartição das vendas por fabricante de automóveis mostra que algumas marcas tiveram um ano melhor do que outras. Por exemplo, as vendas da VW no período de janeiro a novembro na UE aumentaram 2,2%, enquanto as da Renault aumentaram 1,9%, para 1 152 424 unidades. A Toyota foi um dos fabricantes de automóveis com melhor desempenho, com um grande salto nas vendas de 12,4%.

Em comparação, as vendas da Stellantis caíram 7,4% e as da Hyundai Motor Group caíram 4,4%. Algumas outras marcas também registaram quedas notáveis, incluindo a Ford (-17,3%), a Mazda (-6,6%) e a Jaguar (-5,9%).

Exit mobile version