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De acordo com os novos regulamentos que favorecem os automóveis fabricados em França e na Europa em detrimento dos produzidos na China, alguns dos modelos elétricos a bateria mais populares no mercado francês, como o Dacia Spring, o Tesla Model 3 e o MG4, deixarão de ser elegíveis para incentivos à compra de veículos elétricos.

Todos eles são fabricados na China e importados para França, mas de acordo com os novos requisitos de elegibilidade anunciados este ano, será tida em conta a quantidade de emissões de dióxido de carbono no seu processo de fabrico.

Os veículos produzidos na China, onde uma grande proporção da energia provém de combustíveis fósseis – sobretudo do carvão – estão em grande desvantagem no âmbito deste novo programa implementado.

A Comissão Europeia, bem como alguns fabricantes de automóveis, têm manifestado a sua preocupação com a possibilidade de os automóveis mais acessíveis provenientes da China – em especial os veículos elétricos – conquistarem a quota de mercado dos automóveis fabricados na Europa. A Comissão abriu assim uma investigação sobre o apoio dado por Pequim aos fabricantes nacionais de veículos elétricos, o que poderá resultar em novas taxas.

Segundo avança o site Automotive News Europe, a lista de modelos elegíveis para o incentivo, divulgada na passada quinta-feira pelo governo francês, inclui 24 veículos elétricos da Stellantis e cinco da Renault.

O Model Y da Tesla, que é construído na Alemanha, é elegível para o subsídio, mas o Model 3, construído na China, não o é. Da mesma forma, o Smart #1, construído na China, não está na lista, mas o ForTwo, construído em França, faz parte.

Fonte: Automotive News Europe

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