fbpx




Este é o Aston Martin Valiant, uma versão extrema do Valour que será limitado a apenas 38 unidades em todo o mundo e foi originalmente concebido como uma encomenda pessoal do piloto de Fórmula 1 Fernando Alonso.

A arma legal para estrada será apresentada no Festival de Velocidade de Goodwood de 2024 e as entregas aos clientes terão início no quarto trimestre deste ano.

O modelo exclusivo ganhou vida através da divisão Q by Aston Martin bespoke e conta com um V12 de 5,2 litros com turbocompressor duplo que debita 735 CV e 753 Nm de binário, o que significa que tem mais 30 CV do que o Valour e o mesmo valor de binário máximo. Tal como o Valour, o Valiant será vendido exclusivamente com uma caixa manual de seis velocidades que envia a potência através das rodas traseiras.

Foram adoptadas várias medidas de redução de peso. Por exemplo, o carro tem uma subestrutura traseira impressa em 3D que reduz 3 kg de peso, ao mesmo tempo que ostenta um tubo de binário em magnésio que poupa 8,6 kg. A massa não suspensa foi reduzida em 14 kg graças à utilização de novas jantes leves de magnésio de 21 polegadas, enquanto uma bateria de iões de lítio poupa mais 11,5 kg.

Uma vez que o Valiant é uma arma centrada na pista, não é de surpreender que a Aston Martin tenha trabalhado extensivamente no seu comportamento. Todas as unidades serão equipadas de série com amortecedores Multimatic Adaptive Spool Valve que se podem ajustar a uma das 32 curvas de amortecimento em menos de seis milissegundos. O fabricante de automóveis também recalibrou os modos de condução Sport, Sport+ e Track, e equipou de série discos de cerâmica de carbono, com enormes discos dianteiros de 410 mm (16,1 polegadas) e discos traseiros de 360 mm (14,1 polegadas).

Visualmente, o Valiant é muito mais agressivo do que o Valour. Foi adornado com uma grande quantidade de novas peças em fibra de carbono, incluindo um novo splitter e planos multi-camada junto às rodas dianteiras. A Aston Martin também criou uma nova grelha de fibra de carbono de largura total, novos guarda-lamas laterais e discos aerodinâmicos nas jantes de 21 polegadas. Também possui saias laterais intrincadas inspiradas na Fórmula 1, uma asa traseira fixa imponente e um novo difusor em fibra de carbono. Não há informações sobre a força descendente, mas é óbvio que adere melhor ao pavimento do que o Valour.

O interior do Valiant também foi modificado e um corte no túnel de transmissão mostra agora a espantosa ligação da caixa de velocidades. Encontram-se também muitas peças novas em fibra de carbono, como uma meia gaiola, bancos Recaro Podium, arneses de corrida de quatro pontos e um intemporal volante de três raios.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade