Plano para estimular a venda de elétricos prevê vales de 1000 € para carregamentos subsídios para verificação de baterias usadas na Alemanha.
O motor da Europa pode estar a tirar o pé do acelerador na descarbonização. Robert Habeck, ministro da Economia alemão, questionou esta semana o cumprimento das metas para a eliminação progressiva do carvão no país até 2030. «A segurança energética tem sempre prioridade absoluta», disse. «Não podemos correr o risco de criar uma situação como a que ocorreu após a perda do gás russo pelas nossas próprias decisões políticas».
Prioritária também é a eletrificação do automóvel, com a proposta de criação de mais condições para estimular a mudança do paradigma.
Compre, declare e receba
Quanto à mobilidade elétrica, o ministro alemão não tem dúvidas que o grande estímulo deve partir das autoridades, por via de subsídios à compra e incentivos fiscais, que podem incluir até uma nova fórmula de valorizar o “made in Germany”, numa tentativa de aumentar a procura de carros elétricos fabricados na Alemanha. «Compre-o, declare-o nos seus impostos, receba um subsídio diretamente na sua conta.», explica.
Mercado de usados é uma opção
Além da compra de carros elétricos novos, o ministro alemão também analisa o mercado de usados. «Para impulsionar o mercado de automóveis de segunda mão, queremos subsidiar verificações profissionais de baterias em 100 euros”, disse.
Uma verificação profissional da bateria dá aos potenciais compradores certeza sobre o estado da bateria do veículo usado e, portanto, sobre o seu valor.
Ainda entre as propostas em avaliação, um “vale” no valor de 1.000 € para carregamentos na rede pública.