O Pagani Utopia é uma obra de arte, com o seu motor V12 twin-turbo, caixa de velocidades manual e interior luxuoso. A única coisa que poderia melhorar remotamente a experiência do Utopia seria um tejadilho amovível. O novo Pagani Utopia Roadster está aqui… e é muito bonito.
Com um exterior em fibra de carbono exposta na cor Vermelho Habanero – uma cor inspirada no Vermelho Dubai do Zonda – o Utopia Roadster fica ainda melhor sem tejadilho. Tem todos os elementos de design que o coupé: os faróis duplos arredondados, a grelha aberta, os faróis traseiros circulares e, claro, as quatro ponteiras de escape. Até mantém as portas em asas de gaivota exclusivas do coupé.
O Roadster é montado em jantes escalonadas de 21 polegadas à frente e 22 polegadas atrás, com pneus Pirelli P Zero Corsa Cyber. Estes são os novos pneus sofisticados que comunicam com o carro; lêem sistemas como o ABS, o controlo de deslizamento e o controlo de tração para ajudar a maximizar o desempenho. E há muito desempenho para maximizar.
O Utopia Roadster tem o mesmo motor V12 de 6,0 litros com turbocompressor duplo que o coupé. A unidade Mercedes-AMG envia 852 CV para as rodas traseiras através de um diferencial eletromecânico no eixo traseiro. O Utopia Roadster tem uma velocidade máxima limitada eletronicamente de 350 km/h.
Os compradores podem escolher entre uma caixa manual de sete velocidades ou uma caixa manual automatizada de sete velocidades com patilhas atrás do volante. Esta última caixa de velocidades promete “mudanças rápidas como um relâmpago” – mas continua a não ser manual.
O interior não é menos espetacular do que o do seu homólogo de teto fixo. Fibra de carbono, pele e alumínio cobrem quase todos os centímetros. A ligação de engrenagem exposta caraterística do Utopia mantém-se para a caixa manual de sete velocidades, e a própria alavanca de velocidades tem uma inserção em fibra de carbono polida.
O volante pode não parecer assim tão interessante à primeira vista, mas é impressionantemente detalhado. Foi construído a partir de uma única peça de metal e foram necessárias 28 horas de trabalho contínuo em máquinas de fresagem de cinco eixos para o completar. No total, o volante pesa apenas 2,5 kg.
Tal como o coupé, o Utopia Roadster será uma raridade. A Pagani apenas planeia produzir 130 exemplares em todo o mundo a um custo de 3,1 milhões de euros cada. O primeiro Utopia Roadster faz a sua estreia mundial durante a Monterey Car Week, já em agosto.