Graças à utilização crescente e generalizada de funções baseadas na inteligência artificial, o Google Maps continua a ser enriquecido com novas opções que o estão a tornar gradualmente numa ferramenta ainda mais eficaz e versátil.
Recentemente, foram incorporados alertas do Waze diretamente no Maps, indicações da presença de escadas em percursos pedestres, um sistema de notificação de acidentes e várias outras novidades, alguns dos quais estarão disponíveis em breve.
Para melhorar o Maps, a Google está a facilitar a navegação em locais desconhecidos com várias saídas, faixas de rodagem e cruzamentos, uma vez que estes são agora apresentados de forma mais clara no mapa. Esta nova funcionalidade está atualmente limitada a cerca de trinta metrópoles, mas em breve estará disponível noutros locais, tanto no Android como no iOS.
Para além da presença de escadas ao longo dos percursos pedestres, também podemos ver e comunicar estradas inundadas, estradas não pavimentadas, má visibilidade e outras perturbações rodoviárias causadas por eventos meteorológicos.
Os alertas em tempo real do Waze (também um serviço da Google) enriquecem o sistema de navegação com outras informações úteis sobre a presença de acidentes, engarrafamentos e outros eventos. A este respeito, as opções para comunicar problemas na estrada também estão a ser implementadas no Maps para Apple CarPlay, Android Auto (e Android Automotive).
Além disso, o Google Maps para iOS também oferece, desde há algumas semanas, a possibilidade de alterar o ícone do carro, escolhendo a cor e o tipo: ao carro vermelho, ao SUV amarelo e ao camião verde já presentes, foram adicionados os ícones de uma berlina, um compacto, um SUV, um jipe e um carro desportivo. Para mudar, basta tocar na seta azul que aparece durante a navegação e selecionar o ícone alternativo da sua escolha, uma opção que também chegará em breve ao Google Maps para Android.
Nos Estados Unidos e no Canadá, a possibilidade de reservar estacionamento diretamente a partir do Google Maps através do SpotHero, um popular serviço de reservas de estacionamento online, está agora disponível pela primeira vez. Dispõe de vários filtros (acesso a cadeiras de rodas, estações de carregamento, etc.) e a possibilidade de escolher as datas e horas preferidas.
Também é útil a nova função que, uma vez chegado ao destino, mostra o edifício e a entrada do local de chegada, bem como os parques de estacionamento próximos. Depois de estacionar, o Google Maps também se lembra de guardar a localização do parque de estacionamento e, se desejar, permite a opção de caminhar até à entrada com direções normais ou com a opção de navegação em realidade aumentada.
A Google também anunciou recentemente uma atualização da Immersive View, a opção que utiliza a inteligência artificial para uma visualização imersiva de determinados locais, agora disponível em mais de 150 novas cidades e locais, incluindo Bruxelas e Frankfurt. Trata-se de uma funcionalidade que pode ser útil para visitar virtualmente uma rota ou local desconhecido, sendo também útil para pesquisas de locais de férias.
Como sempre, lembramos que a maioria das novas funcionalidades do Google Maps está a começar a ser distribuída no mercado norte-americano. Para a sua disponibilidade em Portugal, por vezes é necessário esperar algumas semanas ou meses, dependendo do caso.