Há uma grande diferença: os preços médios na bomba não são os mesmos consoante o local onde vivemos. Pode mesmo ser mais de 100 vezes mais caro de um território para outro…
Devolvida à China em 1997, Hong Kong, a Região Administrativa Especial da República Popular da China, é o local mais caro do mundo para comprar um litro de gasolina. Um território que importa todo o seu combustível, onde os impostos são particularmente elevados e os preços dos imóveis são tão altos que nem o mais pequeno metro quadrado disponível é prioritário para a criação de estações de serviço.
Por conseguinte, o preço do combustível em Hong Kong é o mais caro do mundo: 3,062 euros por litro de gasolina sem chumbo! Este é o preço mais elevado na bomba em todo o mundo, segundo os dados publicados pelo siite nternacional especializado globalpetrolprices.com.
O mesmo se aplica ao gasóleo, cujo preço médio por litro é de 2,944 euros! O Mónaco, que é o segundo país do mundo onde o combustível é mais caro nas estações de serviço, é quase o parente pobre nesta matéria, com um litro de gasolina sem chumbo vendido a uma média de 2,130 euros, contra 2,110 euros para o gasóleo. Em contrapartida, no Irão, um litro de gasolina custa… em média 2,6 cêntimos e um litro de gasóleo custa 4 cêntimos. Por outras palavras, no que se refere ao combustível vendido nas estações de serviço, o Irão é o país mais barato do planeta e mais de 115 vezes mais barato do que Hong Kong!