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Um em cada quatro Tesla Model 3 não passa na inspeção… na Dinamarca

Ao que parece, da Dinamarca, país onde os veículos elétricos já estão em maioria, vem a notícia de que os Tesla Model 3 estão a ter alguns problemas para passar nas inspeções periódicas. Porquê?

É precisamente nos países nórdicos, com carros elétricos há mais anos, que os especialistas vão retirando conclusões, até porque a acumulação de quilómetros tem permitido perceber a fiabilidade e registos de manutenção.

A Dinamarca está, aos poucos, a tornar-se um dos bastiões do carro elétrico na Europa, seguida de perto pela Noruega e pela Suécia, dois dos países com maior penetração de veículos elétricos no Velho Continente.

Isto resulta em milhares de carros 110% sem emissões a circular naquelas estradas, sendo inspecionados regularmente nos Centros de Inspeção Automóvel. Por isso, os dados divulgados pela FDM Test & Bilsyn, a principal organização de inspeções dinamarquesa, assumem grande relevância.

Em 2024, foram inspecionados nos centros de inspeção dinamarquesas mais de 28.000 carros elétricos, dos quais 4.668 eram Tesla Model 3 de 2020, ou seja, era a primeira vez que passavam pela inspeção desde a sua produção.

Pelos vistos, o Tesla Model 3 apresenta de forma recorrente problemas nos travões, nos faróis, nas rodas, nos eixos e na direção. Das 4.668 unidades do Model 3 inspecionadas na Dinamarca no ano passado, 1.051 acabaram por chumbar, o que equivale a um chumbo de 23%, valor muito acima de outros elétricos inspecionados, que registaram apenas 9% de falhas. Os números indicam que a qualidade e durabilidade do Tesla Model 3, pelo menos nos primeiros anos, não está ao nível de outras marcas.

Com 1.392 problemas encontrados no Tesla Model 3 de 2020 durante o ano passado, o equivalente a 0,3 defeitos por veículo, “surgiram três vezes mais defeitos em comparação com outros carros elétricos inspecionados” em 2024.

A Tesla diz que o Model 3 passou pela atualização de 2021, altura em que melhorou significativamente vários aspetos. Assim, será necessário ver se a versão atualizada deste elétrico não apresenta os mesmos problemas em futuras inspeções naquele país.

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