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Último VW Golf ICE tem mais potência e PHEV com mais autonomia

O Volkswagen Golf atinge dois marcos importantes nesta primavera. Não só faz 50 anos, como a VW está a lançar a última geração do modelo com motor de combustão.

A designação continuará a ser usada, mas quando o novo Golf Mk9 aparecer, alguns anos antes do final da década, será um caso estritamente elétrico, incluindo o GTI.
O Golf Mk8.5, como provavelmente pode perceber por esse decimal, não é totalmente novo, mas uma versão facelifted do Mk8 lançado em 2019. Esse Golf tinha muito a seu favor, mas também deu alguns passos em falso surpreendentes, particularmente em termos de ergonomia interior, e a atualização visa corrigir tudo isso.

Mas há muito mais para cobrir aqui além dos erros corrigidos, como um PHEV cuja autonomia foi aumentada em quase 70% e mais potência para o GTI.
A gama começa com um par de motores 1.5 MHEV, um com 116 CV e o outro com 150 CV, ambos com a insígnia eTSI e que acionam as rodas dianteiras através de um DSG de sete velocidades. Se pretender estes motores com uma caixa manual de seis velocidades, perde a tecnologia “mild-hybrid” e o “e” do emblema eTSI, mas as potências permanecem as mesmas.

Seguem-se os PHEV. O plug-in eHybrid de entrada de gama debita os mesmos 204 CV, enquanto o GTE, o mais desportivo, 272 CV, ambos acoplados a uma DSG de seis velocidades. A potência do GTE aumentou 27 CV em relação ao anterior, mas o mais interessante é a autonomia amplamente melhorada. O tamanho da bateria aumentou de 10,6 kWh para 19,7 kW (e a potência de carregamento de 3,6 kW para 11 kW ), aumentando a autonomia de condução do EV de 61 km para 100 km.

O Diesel continua, mas os motores mantêm-se sem alterações. O 2.0 TDi base envia os seus 115 CV através de uma caixa manual de seis velocidades, enquanto a unidade TDI mais potente de 150 CV está ligada a uma DSG de sete velocidades. Tal como todos os Golfs disponíveis no lançamento, ambos são exclusivamente de tração dianteira.

No interior, a VW substituiu os botões sensíveis ao toque do volante por teclas físicas, a instalação de novos ecrãs táteis para tablets (10,4 polegadas nos carros de base, 12,9 polegadas), a renovação dos gráficos e da estrutura do menu e a iluminação dos seletores de temperatura. A disposição atualizada do ecrã separa o ecrã central em duas áreas acima e abaixo do conteúdo principal: uma barra superior configurável para as suas funções favoritas e uma barra inferior fixa que oferece espaço para um botão “home” e acesso fácil aos controlos de aquecimento e de regulação do aquecimento. Os modelos europeus estão equipados com um assistente de voz com tecnologia ChatGPT.

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