Denominado STJ (Super Trofeo Jota) e limitado a 10 unidades, o Lamborghini Huracan que se chama também “última dança” é uma evolução do STO (Super Trofeo Omologato), centrado nas pistas e com tração traseira.
Assinala a primeira vez que o histórico nome Jota da Lambo – utilizado pela primeira vez num Miura no início da década de 1970 – foi aplicado a um dos seus supercarros júnior.
O STJ mantém a maioria das caraterísticas de peso do STO e a sua “barbatana dorsal” distinta, mas os engenheiros da Lamborghini Squadra Corse melhoraram o pacote aerodinâmico com um par de detalhes em carbono no para-choques dianteiro e um aumento de 3 graus no ângulo da asa traseira.
Estas alterações parecem e soam modestas, mas a Lamborghini afirma que a força descendente foi melhorada em 10%, e a aderência extra é ainda reforçada por modificações escondidas sob os quatro guarda-lamas. Em vez dos amortecedores activos do STO, existem novos amortecedores de quatro vias ajustáveis, derivados das corridas, que permitem ao condutor ajustar manualmente os solavancos e o ressalto em frequências altas e baixas e, segundo a Lamborghini, permitem a utilização de uma mola mais macia, aumentando simultaneamente a precisão da direção.
As jantes de liga leve forjadas de 20″ com fixação central não parecem ter sofrido alterações e o V10 de aspiração natural produz os mesmos 640 CV que o STO. Mas a Lamborghini menciona um novo conjunto de pneus Bridgestone Potenza que, em conjunto com as atualizações aerodinâmicas e de amortecedores, ajudam a cortar um segundo ao tempo do STO no circuito de manobrabilidade na pista de testes NARDO, no sul de Itália.